Potencialidades do ensino de Sociologia para o desenvolvimento da formação profissional em cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Visualizações: 560

Autores

  • Antonio Alberto Brunetta Universidade Estadual Paulista
  • Letícia Hummel do Amaral Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

 Este estudo teve como objetivo investigar o ensino de Sociologia em cursos de graduação da
UFSC (Biblioteconomia, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Economia, Administração, Serviço
Social, Design e Jornalismo) para analisar as potencialidades educativas e as limitações no ensino
desta disciplina no que se refere à formação acadêmico-profissional. Foram analisados os documentos oficiais da UFSC, as diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduação e as matrizes curriculares dos referidos cursos, os quais foram confrontados com os depoimentos dos coordenadores e dos professores de Sociologia que ministraram aulas nesses cursos. Pretendeu-se, contribuir com um panorama das expectativas institucionais e de seus sujeitos quanto à importância da Sociologia na formação profissional. Admitidas as potencialidades próprias da disciplina de Sociologia, de estimular os alunos para a capacidade reflexiva, contribuindo para a construção de um pensamento crítico e um saber relacional, isto é, atuando para uma formação mais humanista, percebeu-se que suas potencialidades educativas são defendidas como fundamentais na formação acadêmico-profissional; entretanto, suas possibilidades pedagógicas enfrentam vários obstáculos, que vão desde condições estruturais e institucionais desfavoráveis, àqueles que se apresentam dentro da sala de aula, no próprio processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

Brunetta, A. A., & Amaral, L. H. do. (2017). Potencialidades do ensino de Sociologia para o desenvolvimento da formação profissional em cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS E CIDADANIA, 1(1), 56–79. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/fronteiracidadania/article/view/2171