Formação do enfermeiro para a docência no ensino técnico em enfermagem

Visualizações: 899

Autores

  • Aniandra Karol Gonçalves Sgarbi UFMS
  • Mayara Paula da Silva Marques UEMS
  • Ingrith Raphaelle Rodrigues Calças UEMS
  • Lourdes Missio UEMS

Palavras-chave:

Docente de enfermagem. Educação Técnica em Enfermagem. Currículo.

Resumo

No processo de formação em enfermagem foram observadas mudanças curriculares que têm acompanhado as exigências das políticas de educação e de saúde. Com o aumento do número de escolas para a formação profissional em enfermagem, surgiu uma nova oportunidade de trabalho para os enfermeiros - a docência do ensino Técnico em Enfermagem. Assim, o enfermeiro assume a função docente sem o devido preparo sistemático para tal, visto que a maioria das escolas de enfermagem tem pautado sua formação no molde de bacharelado e não na licenciatura em enfermagem. Diante do exposto, este estudo tem por objetivo discutir sobre a formação do enfermeiro docente do ensino Técnico em Enfermagem e evidenciar como as questões curriculares têm influenciado para esta formação. Acreditamos que a caminhada que o aluno realiza ao longo de sua formação é o resultado tanto de conteúdos estudados quanto de atividades realizadas decorridas do currículo escolar.

 

Biografia do Autor

Aniandra Karol Gonçalves Sgarbi, UFMS

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Mayara Paula da Silva Marques, UEMS

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Ingrith Raphaelle Rodrigues Calças, UEMS

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde - Mestrado Profissional –UEMS.

Lourdes Missio, UEMS

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

13-10-2015

Como Citar

Sgarbi, A. K. G., Marques, M. P. da S., Calças, I. R. R., & Missio, L. (2015). Formação do enfermeiro para a docência no ensino técnico em enfermagem. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(17), 44–65. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/745

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)