UBERIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO AMBIENTE INFORMAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rjdsj.v12i20.8634

Resumo

O fenômeno da uberização das relações laborais tem provocado profundas transformações no mundo do trabalho, gerando novos desafios e dilemas para o Direito do Trabalho. O termo “uberização” é um fenômeno que se caracteriza pela prestação de serviços por profissionais autônomos, sem vínculo empregatício, foi inspirado em um dos principais representantes desse modelo de organização do trabalho, que se baseia na intermediação de serviços por meio de plataformas digitais. Portanto, a uberização do trabalho afeta princípios fundamentais ao estabelecer uma relação de trabalho precária, informal e instável.

Biografia do Autor

Waldemir de SOUZA JÚNIOR, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Orientador. Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Pós-graduação Lato Sensu em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); e, Graduado em Direito e, Especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

2025-12-01

Como Citar

Delavalentina Neto, I., & SOUZA JÚNIOR, W. de. (2025). UBERIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO AMBIENTE INFORMAL. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 12(20), 249–250. https://doi.org/10.61389/rjdsj.v12i20.8634