A biblioteca escolar como espaço de democratização do acesso à leitura literária
DOI:
https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i23.9986Palavras-chave:
Leitura literária, Direito à literatura, Biblioteca escolar, BibliotecáriosResumo
Em tempos em que o ensino de literatura se enfraquece diante do turbilhão de informações veiculadas pelas redes sociais e de distrações proporcionadas por elas, apresentam-se também sem força as bibliotecas escolares, perdendo vez e lugar em muitas escolas para salas onde o personagem central são as novas tecnologias. Esse cenário, ao mesmo tempo em que nos leva a tomar posição em defesa da literatura, do livro, da biblioteca e do bibliotecário enquanto peças-chaves do conhecimento e do patrimônio histórico-cultural da humanidade, justifica a necessidade de mais pesquisas nessa direção. Por isso, este trabalho objetiva trazer à discussão a importância da leitura literária na formação do indivíduo, o papel da escola na garantia do direito à literatura e a biblioteca escolar como espaço fundamental de uma escola. O corpus teórico utilizado inclui as reflexões de Candido (2011 [1988]) sobre o direito à literatura, a carta direcionada à Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) redigida por Dias et al. (2023) sobre a atual situação do ensino de literatura, os escritos de Munita (2024) e Bajour (2012) acerca do acesso aos livros literários e as palestras de Castrillón (2024) a respeito das bibliotecas nas escolas e a importância do bibliotecário.
Referências
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