EDUCAÇÃO AMBIENTAL À PARTIR DE VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NO CURSO TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9363Palavras-chave:
Curso Técnico em Edificações, Educação Ambiental, Educação Estético-AmbientalResumo
Reconhecendo a Educação Ambiental como ferramenta fundamental para a compreensão crítica da realidade e para a promoção de ações transformadoras, esta pesquisa parte do pressuposto de que é necessário romper com valores éticos arraigados, muitas vezes desconectados do contexto vivido, e que não têm promovido mudanças efetivas. O objetivo central do estudo é investigar quais propostas de ação emergem das experiências estéticas vivenciadas por estudantes de um curso técnico em edificações na Baixada Fluminense, a partir da reflexão sobre questões ambientais no setor da construção civil. Para isso, foram promovidas atividades que estimularam práticas estéticas, seguidas de momentos de análise crítica sobre soluções ditas sustentáveis observadas em diferentes contextos. Os dados produzidos foram analisados à luz de três dimensões: o conhecimento, a ética / estética e a participação. A categorização das informações permitiu a abordagem de temas como sustentabilidade, desigualdade socioespacial, planejamento urbano e valorização do patrimônio histórico-cultural, sustentados por uma ética derivada de novas experiências sensíveis. Os resultados indicam que, ao contextualizar as práticas do setor construtivo, os alunos foram capazes de refletir criticamente sobre os propósitos dessas iniciativas, integrando-os a suas realidades e propondo alternativas condizentes com as necessidades de seus territórios.
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