EDUCAÇÃO AMBIENTAL À PARTIR DE VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NO CURSO TÉCNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9363

Palavras-chave:

Curso Técnico em Edificações, Educação Ambiental, Educação Estético-Ambiental

Resumo

Reconhecendo a Educação Ambiental como ferramenta fundamental para a compreensão crítica da realidade e para a promoção de ações transformadoras, esta pesquisa parte do pressuposto de que é necessário romper com valores éticos arraigados, muitas vezes desconectados do contexto vivido, e que não têm promovido mudanças efetivas. O objetivo central do estudo é investigar quais propostas de ação emergem das experiências estéticas vivenciadas por estudantes de um curso técnico em edificações na Baixada Fluminense, a partir da reflexão sobre questões ambientais no setor da construção civil. Para isso, foram promovidas atividades que estimularam práticas estéticas, seguidas de momentos de análise crítica sobre soluções ditas sustentáveis observadas em diferentes contextos. Os dados produzidos foram analisados à luz de três dimensões: o conhecimento, a ética / estética e a participação. A categorização das informações permitiu a abordagem de temas como sustentabilidade, desigualdade socioespacial, planejamento urbano e valorização do patrimônio histórico-cultural, sustentados por uma ética derivada de novas experiências sensíveis. Os resultados indicam que, ao contextualizar as práticas do setor construtivo, os alunos foram capazes de refletir criticamente sobre os propósitos dessas iniciativas, integrando-os a suas realidades e propondo alternativas condizentes com as necessidades de seus territórios.

Biografia do Autor

Denise Santos Nascimento, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutoranda em Ensino de Ciências, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Instituto Federal do Rio de Janeiro – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC-IFRJ); Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (GPTEC).

Marcus Vinicius Pereira, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutor em Ensino de Ciências, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Instituto Federal do Rio de Janeiro – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC-IFRJ); Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (GPTEC).

Referências

ARGAN, G. C. Arte e crítica de arte. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

CARVALHO, L. M. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: Cinquetti, H.C.S; Logarezzi, A (Orgs). Consumo e Resíduo: Fundamentos para o trabalho Educativo. São Carlos: EdUFScar, 2006.

CIAVATTA, M. O trabalho como princípio educativo. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Trabalho, educação e a crise da civilização. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. p. 287-302.

COUTINHO, M. T. Pesquisa qualitativa: um modo de fazer. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2018.

DUARTE, C. F. A cidade como texto. São Paulo: Cortez, 2004.

DOLCI, O.; MOLON, S. O ensino de arte e a cultura visual. In: MOLON, S.; DOLCI, O. (Org.). Ensino de arte: a arte na escola. São Paulo: Cortez, 2018. p. 11-28.

ESTÉVEZ, Pablo René. A Educação Estética: experiências da escola cubana. São Leopoldo: Editora Nova Harmonia, 2003.

GADAMER, H. Verdade e método I. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

JACOBI, P.; TRISTÃO, M.; FRANCO, M. S. Educação ambiental, comunicação e participação. In: PHILIPPI, J.; SILVA, G.; PONTES, F. (Org.). Educação ambiental: da teoria à prática. 7. ed. São Paulo: Edufba, 2009. p. 399-414.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2002.

MARIN, A. A. Ética, estética e educação ambiental. Revista De Educação PUC-Campinas, 2007.

MORIN, E. O paradigma perdido: ensaios de antropologia fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SATO, M. A educação ambiental como processo de construção da cidadania. In: LAYRARGUES, L. F. (Org.). Identidade da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2002. p. 229-238.

SCHILLER, F. A educação estética do homem. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Imagem do método triangulação ensino de artes. Revista Contemporâneos. Disponível em: https://pim.cpcompany.com/dedu/a-abordagem-triangular-no-ensino-das-artes-e-culturas-visuais.html. Acesso em: 15 maio 2024.

Downloads

Publicado

2025-08-04

Como Citar

Nascimento, D. S., & Pereira, M. V. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL À PARTIR DE VIVÊNCIAS ESTÉTICAS NO CURSO TÉCNICO . REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(18), 100–125. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9363