RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO
DOI :
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9077Mots-clés :
Ensino de Língua Portuguesa, Transversalidade da Língua portuguesa, Sociolinguística angolana, Segunda LínguaRésumé
O presente estudo é de carácter qualitativo e tem por objetivo “descobrir e compreender a relação que existe entre a Língua Portuguesa e as outras disciplinas do currículo” na percepção dos professores do Complexo de Escolar Santa Catarina. Pela importância da Língua Portuguesa tendo em conta a sua transversalidade no processo de ensino-aprendizagem, estando presente em todas as disciplinas, daí a relevância para que professores e alunos possam dominá-la, contribuindo, desta forma para a aquisição e compreensão de outros conhecimentos. Para tal, foi realizada uma pesquisa na base de aplicação de entrevistas dirigidas a 5 (cinco) professores de diferentes disciplinas, para além da observação de aulas aos professores, o que nos permitiu perceber e concluir que a relação entre a Língua Portuguesa e outras disciplinas é intrínseca. Pois, na fala dos professores entrevistados, consideram unanimemente a importância da Língua Portuguesa no processo de ensino e aprendizagem. Pois, torna-se necessário converter a linguagem científica em linguagem acadêmica, sob a bandeira de facilitação dos professores aos alunos na aquisição dos conhecimentos.
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