RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9077

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Transversalidade da Língua portuguesa, Sociolinguística angolana, Segunda Língua

Resumo

O presente estudo é de carácter qualitativo e tem por objetivo “descobrir e compreender a relação que existe entre a Língua Portuguesa e as outras disciplinas do currículo” na percepção dos professores do Complexo de Escolar Santa Catarina. Pela importância da Língua Portuguesa tendo em conta a sua transversalidade no processo de ensino-aprendizagem, estando presente em todas as disciplinas, daí a relevância para que professores e alunos possam dominá-la, contribuindo, desta forma para a aquisição e compreensão de outros conhecimentos. Para tal, foi realizada uma pesquisa na base de aplicação de entrevistas dirigidas a 5 (cinco) professores de diferentes disciplinas, para além da observação de aulas aos professores, o que nos permitiu perceber e concluir que a relação entre a Língua Portuguesa e outras disciplinas é intrínseca. Pois, na fala dos professores entrevistados, consideram unanimemente a importância da Língua Portuguesa no processo de ensino e aprendizagem. Pois, torna-se necessário converter a linguagem científica em linguagem acadêmica, sob a bandeira de facilitação dos professores aos alunos na aquisição dos conhecimentos.

Biografia do Autor

António Augusto Miguel Paulo, Inspunyl (Instituto Superior Universitário Nimy a Lukeni)

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Granada (Ugr)), Especialista em Currículo, Docência e Instituições Educativas; Professor Auxiliar no Instituto Superior Universitário Nimy a Luni, no Soyo/Zaire (Angola).

Referências

ALARCÃO, I.; ROLDÃO, M. do C. Supervisão: Um Contexto de Desenvolvimento Profissional dos Professores. 2ª ed. Mangualde: Edições Pedago, 2010.

ALVES, P. Mª; FLORES, Mª Assunção. Trabalho Docente, Formação e Avaliação: Clarificar Conceitos, Fundamentar Práticas. Ramada: Edições Pedago, 2010.

ALVES, Mª P.; MACHADO, E. A. Avaliar entre ser sujeito e sujeitar. In P. Alves Machado (org.). O polo de excelência, caminhos para avaliação do desempenho docente. Porto: Real Editores, 2010.

BARBEIRO, L. F. Os Alunos e a Expressão Escrita. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.

BIZARRO, R.; MOREIRA, Mª A. Supervisão Pedagógica e Educação em Línguas. Mangualde: Edições Pedago, 2010.

BIZARRO, R.; MOREIRA, Mª A. & FLORES, C. Português: Língua não Materna. Investigação e Ensino. Lisboa: LIDEL. Edições Técnicas, Lda, 2013.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. São Paulo: Artimed Editora S. A., 2005

CHICUNA, A. N. Interferência do Português na Antroponímia do Mayombe. Luanda: TFCL – Universidade Agostinho Neto - ISCED, Luanda, 2003.

DEPOVER, C.; JONNAERT, P. Que Coerência para a Educação em África: Das Políticas ao Currículo. Lisboa: Edições Piaget, 2019.

ESTRELA, A. Teoria e Prática de Observação de Classes: Uma Estratégia de Formação de Professores. 4ª ed. Porto: Porto editora, 1994.

FORTIN, M. C. J.; FILION, F. O Processo de Investigação: da Concepção à Realização. Loures: Edições Técnicas e Científicas, 2009.

FORTIN, M, C, J. Fundamentos e Etapas do Processo de Investigação. Montreal: Cheneliére. Canadá, 2009.

FREIXO, M. J. V. Metodologia Científica. Fundamentos, Métodos e Técnica. 4ª ed. Lisboa: Instituto Piaject, 2012.

MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: Planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7 ª ed. São Paulo: Átlas, 2010.

INIDE. (Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação). Currículo de Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário. Luanda, 2016. Acessado em 24 de Março de 2024 em http://www.portalangop.co.motixptnoticiaseducacao.

MARTINET, A. Funções e Dinâmica das Línguas. Coimbra: Livraria Almedina, 1995.

MARTINS, M. A.; NIZA, I. Psicologia da Aprendizagem da Linguagem Escrita. Lisboa: Universidade Aberta, 1998.

MINGAS, A. A. Inrodução do Kimbundu no Português em Lwanda. Luanda: Chá de Caxinde, 2000.

NEVES, M. C; MARTINS, M. A. Descobrindo a Linguagem Escrita – Uma Experiência de Aprendizagem da Leitura e da Escrita Numa Escola de Intervenção Prioritária. Lisboa: Escola Editora, 2000..

NIZA, S. (Coord.). Criar o Gosto pela Escrita – Formação de Professores. Lisboa: Ministério da Educação/Departamento de Educação Básica, 1998.

QUIVUNA, M. Lexicologia Aplica ao Ensino do Léxico Português Língua Não Materna. Lisboa: Edições Colibri, 2014.

REIS, C. (Coord.). Programa de Português do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação. DGIDC, 2006.

SIM – SIM, I., DUARTE, I., & FERRAZ, Mª J. A Língua Materna na Educação Básica: Competências Nucleares e Níveis de Desempenho. Lisboa: Ministério da Educação (Departamento da Educação Básica), 1997.

TIMPLEY, H. S. Teacher Professional Learning and Develpoment. Genebra (Suiça). Intrnational Maidenhead: Open University Press, 2008.

UNDOLO, M. Caraterização do Sistema Vocálico do Português Culto Falado em Angola. In Revista de Filologia Românica, 2014, vol. 31, núm. 2, 181-187. DOI: https://doi.org/10.5209/rev_RFRM.2014.v31.n2.51071

VILAS-BOAS, A. J. L. Oficinas de Escrita: Modos de Usar. Porto: Ediçoes Asa, 2002.

ZAU, F. Angola – Trilhos para o Desenvolvimento. Lisboa: Universidade Aberta, 2002.

ZAU, F. Educação em Angola: novos trilhos para o desenvolvimento. Luanda: Movilivros, 2009.

Legislação consultada.

Lei de Bases Sobre o Sistema Educativo 32/20 de 12 de Outubro de 2020.

Downloads

Publicado

2025-08-04

Como Citar

Paulo, A. . A. M. (2025). RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO . REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(18), 32–52. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9077