DESAFIOS DA LEI 10.639/2003 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CUIABÁ
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9583Palavras-chave:
Lei 10.639/2003, Educação Física, Cultura afro-brasileira, FormaçãoResumo
A diversidade cultural é uma marca fundamental da sociedade brasileira, e está presente no ambiente escolar. Com a sanção da Lei nº 10.639/2003, que tem como objetivo promover o reconhecimento e a valorização da história e das contribuições do povo negro no Brasil tornou-se obrigatória a inserção da temática afro-brasileira no currículo escolar. A efetivação da lei demanda não apenas a reformulação dos currículos escolares, mas também uma mudança de atitude por parte das instituições de ensino superior. Sendo assim, objetivamos, analisar se a formação inicial em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso prepara os licenciados para discutir a cultura afro-brasileira e a aplicação da Lei nº 10.639/2003 no contexto escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com oito licenciandos em Educação Física da UFMT, selecionados intencionalmente por estarem regularmente matriculados no curso, possuírem experiência prévia em contexto escolar (como estágio, PIBID ou voluntariado) e manifestarem interesse em participar. As entrevistas semiestruturadas foram conduzidas presencialmente, gravadas com consentimento, transcritas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Os procedimentos seguiram os princípios éticos da Resolução nº 510/2016, garantindo o sigilo e a voluntariedade dos participantes. Os resultados revelaram que, embora conheçam a Lei nº 10.639/03, há uma lacuna na abordagem da cultura afro-brasileira durante a formação docente. Essa lacuna compromete a efetiva aplicação da lei, uma vez que os futuros professores não se sentem preparados para tratar de um conteúdo abordado de maneira superficial ao longo do curso.
Referências
ALMEIDA, S. L. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 mar. 2025.
BRASIL. Lei n.10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em 10/12/2024. Acesso em 13 abr.2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília,2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso: 13 abr. 2025.
BRASIL. Orientações Pedagógicas para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Rede Pública de Ensino do DF (artigo 26-a da LDB). Brasília: SEEDF Subsecretaria de Educação Básica/Coordenação de Educação em Diversidade, 2012.
FELIPE, D. A; Brasil – África: a formação docente para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana como estratégia de uma educação antirracista. Revista Eletrônica de Educação, Campo Mourão, v.14, p.1-15, mai. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14244/198271993372. Acesso em 14/04/2025. DOI: https://doi.org/10.14244/198271993372
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. 1, Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p.
GOMES, N. L. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n.23, p.75-85, mar 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200006. Acesso em 06/03/2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200006
GRANDO B. S., PINHO V.A. As questões étnico-raciais e a educação física: bases conceituais e epistemológicas para o reconhecimento das práticas corporais afro-brasileiras e indígenas. In: Corsino LN, Conceição WL, organizadores. Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implantação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Curitiba: CRV; 2016. p. 25-43.
HORTÊNCIO, A. K. S. B.; CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA: Desafios dos docentes na inclusão da cultura afro-brasileira em suas aulas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Educação Física) – Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025. DOI: https://doi.org/10.61803/52xam252
MAIA, C. N. A; Movimento Negro, educação e Pan-Africanismo: Algumas considerações em torno da Lei 10639/2003 e das DCNRER. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, V.2, n.3, p.343-359, jan/mar.2021. DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.7922
MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, V.26/27, p.143-158, 1990/1991.
PEREIRA, A. S. M.; et al. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, Brasília, v. 41, n. 4, p. 412-418, jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.06.004. Acesso em 10 nov.2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.06.004
PEREIRA, M. M; SILVA, M. Percurso da lei 10639/03: Antecedentes e desdobramentos. Linguagens & Cidadania, v.14, n.1, set 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/23810. Acesso em: 7 mar. 2025.
RAIMUNDO, A. C; TERRA, D. V. Educação para as relações étnico-raciais na educação infantil: a história de Sophia. Movimento, Porto Alegre, v.27, p.14, mar 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.108168. Acesso em 13 mar.2025. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.108168
SILVA, N; FERREIRA, C. M. S. Formação de professores com base na lei 10639/03 cultura africana e o legado de Eduardo Mondlane nos dias atuais. Millenium, p.347-355, fev.2016. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8377 Acesso em 10 mar. 2025.
SILVA, P. B. G. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, Porto Alegre, v.30, n.3, p.489-506, set. 2006. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/2745. Acesso em: 18 mar. 2025.
SOUSA, A. C. et al. DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE: A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E OS VINTE ANOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.10, n.4, p.1955-1963, abr. 2024. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13278/6652. Acesso em 18 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13278
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 205 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
