PERCEPÇÕES SOBRE A INFÂNCIA E A SOCIEDADE NA OBRA “MENINAS” DE LIUDMILA ULÍSTSKAIA
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9426Palavras-chave:
Infância Russa, Literatura Russa, Liudmila UlítskaiaResumo
Com a invasão russa na Ucrânia, os olhos do mundo voltaram-se para o território leste do planeta e, com isso, uma série de questões políticas, econômicas, sociais e culturais foram levantadas em torno dos dois países. Junto a este fato, a presença da Língua, Literatura e Cultura Russa por meio dos textos artísticos e das escrituras acadêmicas, despertaram nos estudos eslavos, um grande interesse por parte da comunidade acadêmica brasileira.. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar as percepções sobre a infância e a sociedade presentes na obra "Meninas" de Liudmila Ulítskaia (traduzida por Irineu Perpétuo e editada pela Editora 34 em 2021). As reflexões sobre infância e suas relações socioculturais são palco para discussões tanto no campo dos estudos pedagógicos, quanto no campo dos estudos literários. Para tanto, acreditamos que esta questão se expressa na Literatura Russa pela forma como a temática apresenta uma diversidade de implicações históricas, sociais e culturais. Assim, como pressuposto metodológico, buscaremos analisar por meio de excertos da obra como essa relação entre infância e sociedade se presentifica a partir das narrativas cotidianas vividas na Rússia dos anos 1950 descritas por Ulítskaia. Para fundamentar nosso estudo, pautamos nosso trabalho a partir de obras como as de Abramowicz (2003/ 2011), Ariès (2012), Belloni (2009), Corsino (2005), Hora (2021), Kramer (2003), Muller (2023), Nascimento (2011), Pinto (1997), Sarmento (2007), Ulítskaia (2021), Vigotski (2021) dentre outros. Assim, compreendemos que apresentar o sentido da percepção da infância sob a ótica da literatura corrobora para o entendimento dos processos socioculturais da Rússia, tendo em vista que no caso da obra de Ulítskaia, os fatos narrados, constituem muitas vezes como traços da metamemória da autora.
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