CURRÍCULO EM MOVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL À LUZ DO EPISTEMÔMETRO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9605

Mots-clés :

Anos Iniciais, Currículo em Movimento, Epistemômetro, Pensamento plurepistêmico

Résumé

No presente trabalho, propomos analisar, como a primeira dimensão do Epistemômetro, o tema, que se manifesta no Currículo em Movimento do Distrito Federal, articulado a partir dos Eixos Transversais, em seus objetivos e conteúdos, no Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica com base em Carvalho (2023), cuja elaboração sobre o Epistemômetro serviu como referência para identificar aproximações e/ou distanciamentos em relação ao Currículo em Movimento do Distrito Federal. No texto analisado, observamos uma ação inicial para um pensamento plurepistêmico com incentivo à sua consolidação na prática do cotidiano escolar.

Biographie de l'auteur

Rosânia Soares, Universidade de Brasília (UNB)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UNB). Membra do Grupo de Pesquisa Sujeitos, Territórios e a construção do conhecimento – GPS/UNB. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 

Références

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Publiée

2025-08-04

Comment citer

Soares, R. (2025). CURRÍCULO EM MOVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL À LUZ DO EPISTEMÔMETRO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(18), 210–225. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9605