ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

uma necessidade para a construção da cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9620

Palavras-chave:

Alfabetização de Adultos, Paulo Freire, Cidadania

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar o significado do processo de alfabetização dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas implicações para o exercício da cidadania, revisando explorando os fundamentos teóricos e as práticas pedagógicas da alfabetização de adultos segundo Freire, destacando suas contribuições para a construção de uma sociedade democrática e participativa. Com relação à metodologia da pesquisa, trata-se de uma abordagem qualitativa, conforme nos aponta Duarte (2002). A alfabetização de adultos sob a perspectiva de Paulo Freire representa um marco histórico na educação, destacando-se pelo seu caráter libertador e dialógico. Fundamentada em princípios de consciência crítica, a proposta freireana transcende o ensino técnico de leitura e escrita, promovendo a capacidade de interpretar e transformar a realidade. Apresentada em 1963, essa abordagem se estrutura em cinco etapas, incluindo o levantamento do vocabulário do grupo e a criação de situações existenciais (Freire, 2018). Para Freire (1987a), a alfabetização é um ato político essencial para a cidadania, que se contrapõe à educação bancária, caracterizada pela transmissão passiva de informações. Nesse contexto, o conceito de cidadania está intrinsecamente ligado à participação ativa e crítica no processo histórico (Freire, 2001).

Biografia do Autor

Sintia Câmara, Universidade Católica Dom Bosco/UCDB

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Membro do Grupo De Pesquisa Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação De Professores (GPEC/UCDB). Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Campo Grande/MS no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos/EJA e membro do Fórum Estadual da Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul/ FEJA/MS.

Marinês Soratto, Universidade Católica Dom Bosco/UCDB

Pós Doutora e pesquisadora do grupo de estudo e pesquisa: Educação e Interculturalidade/GEPEIN; Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB – Mestrado e Doutorado. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco/UCDB.

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Câmara, S., & Soratto, M. (2025). ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: uma necessidade para a construção da cidadania . REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(18), 226–247. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9620