ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS
uma necessidade para a construção da cidadania
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9620Palabras clave:
Alfabetização de Adultos, Paulo Freire, CidadaniaResumen
Este artigo tem como objetivo geral analisar o significado do processo de alfabetização dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas implicações para o exercício da cidadania, revisando explorando os fundamentos teóricos e as práticas pedagógicas da alfabetização de adultos segundo Freire, destacando suas contribuições para a construção de uma sociedade democrática e participativa. Com relação à metodologia da pesquisa, trata-se de uma abordagem qualitativa, conforme nos aponta Duarte (2002). A alfabetização de adultos sob a perspectiva de Paulo Freire representa um marco histórico na educação, destacando-se pelo seu caráter libertador e dialógico. Fundamentada em princípios de consciência crítica, a proposta freireana transcende o ensino técnico de leitura e escrita, promovendo a capacidade de interpretar e transformar a realidade. Apresentada em 1963, essa abordagem se estrutura em cinco etapas, incluindo o levantamento do vocabulário do grupo e a criação de situações existenciais (Freire, 2018). Para Freire (1987a), a alfabetização é um ato político essencial para a cidadania, que se contrapõe à educação bancária, caracterizada pela transmissão passiva de informações. Nesse contexto, o conceito de cidadania está intrinsecamente ligado à participação ativa e crítica no processo histórico (Freire, 2001).
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