O QUE SERIA UMA EDUCAÇÃO SUFICIENTEMENTE BOA?
contribuições de Freud e Winnicott para a educação
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9379Keywords:
Psychoanalysis and education, Good enough education, Freud and education, Winnicott and educationAbstract
This article aims to investigate the concept of “good enough education” based on contributions from psychoanalysis, particularly the ideas of Sigmund Freud and Donald Winnicott. The study begins by problematizing education as seen by Freud and then explores Winnicott's contributions to this interdisciplinary field. The analysis proposes that education should not be limited to the utilitarian transmission of content but should instead create a facilitating environment where individuals can develop their spontaneity and sense of belonging to the world. Drawing from Freud’s ideas on impossible education and Winnicott’s concept of the “good enough mother,” the study suggests that the educator’s role is not only to transmit knowledge but also to provide a space where the student can construct their own relationship with learning and the world. Methodologically, the research is based on a theoretical review of psychoanalytic and educational literature, aiming to establish a dialogue between these two fields of knowledge. The study concludes that a sufficiently good education does not seek perfection but rather the construction of experiences in contact with other human beings, fostering an environment where learning is meaningful and enables students to develop a creative and healthy relationship with the world.
References
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016. (Trabalho original publicado em 1954).
CHARLOT, Bernard. Educação ou barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. Tradução de Sandra Pina. São Paulo: Cortez, 2020.
CIFALI, Mireille. Ofício "impossível"? Uma piada inesgotável. Educação em Revista, v. 25, n. 1, p. 149-164, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000100008. Acesso em: 24 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000100008
DUFOUR, Dany-Robert. A arte de reduzir as cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Companhia de Freud, 2005.
FREUD, Sigmund. Prefácio a Juventude desorientada, de Aichhorn. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Tradução de Jayme Salomão. v. 19. Rio de Janeiro: Imago, 1996a. p. 161-163. (Trabalho original publicado em 1925).
FREUD, Sigmund. Análise terminável e interminável. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Tradução de Jayme Salomão. v. 23. Rio de Janeiro: Imago, 1996b. p. 135-164. (Trabalho original publicado em 1937).
FREUD, Sigmund. Novas conferências introdutórias sobre psicanálise: conferência XXXIV. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Tradução de Jayme Salomão. v. 22. Rio de Janeiro: Imago, 1996c. p. 92-106. (Trabalho original publicado em 1932).
FULGENCIO, Leopoldo. Notas sobre o interesse da psicologia dinâmica de Winnicott para a educação. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, v. 2, n. 11, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3119. Acesso em: 24 fev. 2025.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. Criança, sua (in)disciplina e a psicanálise. In: Indisciplina na escola. São Paulo: Summus, 1996.
FULGENCIO, Leopoldo. Por que Winnicott? São Paulo: Zagodoni, 2016.
FULGENCIO, Leopoldo. Incommensurability between paradigms, revolutions and common ground in the development of psychoanalysis. The International Journal of Psychoanalysis, v. 101, n. 1, p. 13-41, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/00207578.2019.1686389
OLIVEIRA, Daniella Machado de.; FULGENCIO, Leopoldo. Contribuições para o estudo da adolescência sob a ótica de Winnicott para a Educação. Psicologia em Revista, v. 16, n. 1, p. 67-80, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682010000100006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 24 fev. 2025.
MAIA, Maria Vitória Campos Mamede; VIEIRA, Camila Nagem Marques. Criatividade docente: Winnicott e a construção de subjetividades. Revista Subjetividades, v. 16, n. 1, p. 64-77, 2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.64-77. Acesso em: 24 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.64-77
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
RIBEIRO, Maria José. A Psicologia Escolar e o trabalho do professor: a importância do cuidado. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, e191685, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392019011685. Acesso em: 24 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019011685
VOLTOLINI, Rinaldo. A demarche psicanalítica na educação: consequências para o campo da formação docente. In: Voltolini, Ricardo (org.). Psicanálise e formação de professores: antiformação docente. São Paulo: Zagodoni, 2018.
WINNICOTT, Donald W. O brincar, a atividade criativa e a busca do eu (self). In: O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975a. p. 10. (Trabalho original publicado em 1971).
WINNICOTT, Donald W. O papel de espelho da mãe e da família no desenvolvimento infantil. In: O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975b. p. 153-162. (Trabalho original publicado em 1967).
WINNICOTT, Donald W. O mundo em pequenas doses. In: A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979. p. 76-82. (Trabalho original publicado em 1964).
WINNICOTT, Donald W. Moral e educação. In: O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983a. p. 88-98. (Trabalho original publicado em 1963).
WINNICOTT, Donald W. Da dependência à independência no desenvolvimento do indivíduo. In: O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983b. p. 79-87. (Trabalho original publicado em 1965).
WINNICOTT, Donald W. Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990. (Trabalho original publicado em 1988).
WINNICOTT, Donald W. Vivendo de modo criativo. In: Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 23-39. (Trabalho original publicado em 1971).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
