ENSINO DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
uma análise de materiais didáticos elaborados por licenciandos
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9691Parole chiave:
Educação Inclusiva, Deficiência visual, Recursos didáticos, Ensino de QuímicaAbstract
O presente trabalho propôs a investigação de um conjunto de materiais produzidos por licenciandos em Química, em uma disciplina que trata da inclusão de estudantes com deficiência visual na educação escolar. Os materiais foram analisados segundo as temáticas abordadas, as adequações propostas e os processos de elaboração ou adaptação de recursos didáticos. Para a interpretação dos dados, utilizamos a Análise textual discursiva, com o aporte teórico da multissensorialidade e o Desenho Universal para a Aprendizagem. Como resultados, destacamos a ênfase das produções em acessibilizar conteúdos de natureza fenomenológica e teórica, a elaboração de planejamentos de ensino flexíveis e a preocupação dos autores de que os materiais fossem inclusivos para diferentes condições de deficiência visual, além de que colaborassem para a aprendizagem de todos os estudantes.
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