ENSINO DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

uma análise de materiais didáticos elaborados por licenciandos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9691

Parole chiave:

Educação Inclusiva, Deficiência visual, Recursos didáticos, Ensino de Química

Abstract

O presente trabalho propôs a investigação de um conjunto de materiais produzidos por licenciandos em Química, em uma disciplina que trata da inclusão de estudantes com deficiência visual na educação escolar. Os materiais foram analisados segundo as temáticas abordadas, as adequações propostas e os processos de elaboração ou adaptação de recursos didáticos. Para a interpretação dos dados, utilizamos a Análise textual discursiva, com o aporte teórico da multissensorialidade e o Desenho Universal para a Aprendizagem. Como resultados, destacamos a ênfase das produções em acessibilizar conteúdos de natureza fenomenológica e teórica, a elaboração de planejamentos de ensino flexíveis e a preocupação dos autores de que os materiais fossem inclusivos para diferentes condições de deficiência visual, além de que colaborassem para a aprendizagem de todos os estudantes.

Biografie autore

Rayane Xavier Rosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em licenciatura em Química, atualmente mestranda em Ensino de Ciências no Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre) da UFMG; Participante do grupo de pesquisa Diversidade e Inovação na Pesquisa em Educação em Ciências (DIPEC) da UFMG.

Nilma Soares da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Doutora em Educação pela UFMG; Professora no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e no Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre) da UFMG, Coordenadora do grupo de pesquisa Diversidade e Inovação na Pesquisa em Educação em Ciências (DIPEC) .

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Pubblicato

2025-10-21

Come citare

Rosa, R. X., & Silva, N. S. da. (2025). ENSINO DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: uma análise de materiais didáticos elaborados por licenciandos. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(19), 130–149. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9691