INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA

um estudo sobre os documentos que orientam as políticas de educação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.8657

Mots-clés :

Interculturalidade, Escola, Políticas de Educação.

Résumé

Este artigo investiga a abordagem da interculturalidade no ambiente escolar e suas implicações práticas no cotidiano educacional. O estudo visa a esclarecer os conceitos relacionados a essa perspectiva e suas interconexões, propondo diretrizes para sua aplicação que respeitem a autonomia dos demais campos disciplinares. Para tanto, são abordadas as contribuições da temática no contexto escolar, a análise dos currículos oficiais e a discrepância entre as normativas e a prática. A pesquisa questiona como a cultura e essa abordagem plural são tratadas nos documentos que orientam as políticas educacionais, além de identificar as dificuldades em sua aplicabilidade. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, na qual as informações são levantadas a partir de artigos, livros e legislações oficiais pertinentes à educação. Os resultados indicam a necessidade de uma melhor definição dos campos disciplinares e a atualização curricular para a efetiva implementação de uma educação que valorize a diversidade cultural.

Bibliographies de l'auteur

Herbia Araujo Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestre em Gestão de Ensino da Educação Básica- UFMA ; Professora da SEMED- São Luís e São José de Ribamar- Brasil; Membro do GEPAEET.

Maira Teresa Gonçalves Rocha, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora Adjunto e Coordenadora de Estágio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Coordenadora do GEPAEET.

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Publiée

2025-08-04

Comment citer

Soares, H. A., & Rocha, M. T. G. (2025). INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA: um estudo sobre os documentos que orientam as políticas de educação . REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(18), 289–305. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.8657