INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA
um estudo sobre os documentos que orientam as políticas de educação
DOI :
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.8657Mots-clés :
Interculturalidade, Escola, Políticas de Educação.Résumé
Este artigo investiga a abordagem da interculturalidade no ambiente escolar e suas implicações práticas no cotidiano educacional. O estudo visa a esclarecer os conceitos relacionados a essa perspectiva e suas interconexões, propondo diretrizes para sua aplicação que respeitem a autonomia dos demais campos disciplinares. Para tanto, são abordadas as contribuições da temática no contexto escolar, a análise dos currículos oficiais e a discrepância entre as normativas e a prática. A pesquisa questiona como a cultura e essa abordagem plural são tratadas nos documentos que orientam as políticas educacionais, além de identificar as dificuldades em sua aplicabilidade. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, na qual as informações são levantadas a partir de artigos, livros e legislações oficiais pertinentes à educação. Os resultados indicam a necessidade de uma melhor definição dos campos disciplinares e a atualização curricular para a efetiva implementação de uma educação que valorize a diversidade cultural.
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