CONSTRUINDO PONTES

possíveis aproximações entre Bell Hooks e educação linguística crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.8940

Palabras clave:

Bell Hooks, Educação Linguística Crítica, Conceitos, Conexões

Resumen

bell hooks tiene una amplia literatura tanto en los temas tratados como en las áreas cubiertas. Sin embargo, no escribió específicamente sobre educación crítica de lenguas. Por lo tanto, nuestro objetivo con este texto es acercar algunos de los conceptos pedagógicos de bell hooks (lenguaje, pedagogía comprometida, pensamiento crítico, autorrealización y escritura) a la educación lingüística crítica. Para ello, realizamos una investigación cualitativa de carácter bibliográfico interpretativo. Como resultado, discutimos un evento de educación crítica de idiomas inspirado en bell hooks.

 

Biografía del autor/a

Claudio Fernandes Baranhuke Junior, UFPR - UNICETRO

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Colaborador do curso de Letras Inglês da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). 

Bruno dos Santos de Castro Brito, UFPR

Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor pela Secretária de Educação do Estado do Paraná (PSS-SEED). 

Tiffany Gabriele Angelo Palugan, UFPR

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora no Colégio Marista Santa Maria. 

Citas

AUSTIN, J. Quando Dizer é Fazer: Palavras e Ação Porto Alegre, Artes Médicas, 1990.

BAGNO, M.; RANGEL, E. O. Tarefas de educação linguística no Brasil. Rev. bras. linguist. apl., v. 5, n. 1, 2005, p. 63-81. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbla/a/LdCCsV35tZzGymcnq8DcW5p/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 20 set. 2023.

BUTLER, J. Excitable Speech: A Politics of the Performative Nova York, Routledge, 1997.

DOTTA, C. L. S.; GARCIA, E. E. B. Cartas pedagógicas: uma inspiração freireana. Reflexão e Ação, v. 30, n. 1, 2022, p. 69-84. Disponível em: < https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/16045. Acesso em 20 set. 2023.

FERRAZ, D.; FURLAN, C. J. K. (org.). Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.

FERRAZ, D. Educação Linguística e Transdisciplinaridade. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de Educação Linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, p. 103-117.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

HOOKS, B. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.

HOOKS, B. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

HOOKS, B. Teaching Critical Thinking: Practical Wisdom. New York: Routledge, 2010.

HOOKS, B. Linguagem: ensinar novas paisagens/novas linguagens. Ponto de Vista, Rev. Estud. Fem, v. 3, n. 16, 2008, p. 857-864. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104026X2008000300007/9136. Acesso em 20 set. 2023.

JORDÃO, C. M. Uma Jornada Crítica em Retrospecto, ou de Como se Respira no Mar. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de Educação Linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, p. 69-80.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo. Summus, 2003.

MORAES, A. C.; PAIVA, D. L. Cartas pedagógicas: reflexões de docentes da educação básica e superior. Fortaleza: EdUECE, 2018.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento, 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PEREIRA, A. L. Construção de Criticidade em Espaços de Atuação Religiosa, Política e Acadêmica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de Educação Linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, p. 47-57.

PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de Educação Linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018.

PLAZA PINTO, J. Conexões teóricas entre performatividade, corpo e identidades. DELTA, v. 23, 2007, p.1-26. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/delta/a/mJXrxtyVCkLGRX8QvFsh5zz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 20 set. 2023.

RICHARDS, J. C. Key issues in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

RICHARDS, J.; RODGERS, T. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

SIQUEIRA, S. Por uma educação linguística crítica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de Educação Linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, p. 199-210.

Publicado

2025-08-04

Cómo citar

Baranhuke Junior, C. F., Brito, B. dos S. de C., & Palugan, T. G. A. (2025). CONSTRUINDO PONTES: possíveis aproximações entre Bell Hooks e educação linguística crítica . REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(18), 126–145. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.8940