CONSTRUINDO PONTES

possíveis aproximações entre Bell Hooks e educação linguística crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.8940

Palavras-chave:

Bell Hooks, Educação Linguística Crítica, Conceitos, Conexões

Resumo

Bell Hooks1 possui uma obra bastante ampla, tanto nos temas discutidos quanto nas áreas trabalhadas. No entanto, a autora não escreveu especificamente sobre educação linguística crítica. Assim, nosso objetivo com este texto é aproximar alguns conceitos pedagógicos de Bell Hooks (linguagem, pedagogia engajada, pensamento crítico, autorrealização e escrita) da educação linguística crítica. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico interpretativo. Como resultado da pesquisa, relatamos um evento de educação linguística crítica inspirado em Bell Hooks.

1 Em suas obras, a autora opta por utilizar letras minúsculas para marcar sua autoria, enfatizando seus ideais e teorias em detrimento de sua identidade pessoal.

Biografia do Autor

Claudio Fernandes Baranhuke Junior, UFPR - UNICETRO

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Colaborador do curso de Letras Inglês da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). 

Bruno dos Santos de Castro Brito, UFPR

Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor pela Secretária de Educação do Estado do Paraná (PSS-SEED). 

Tiffany Gabriele Angelo Palugan, UFPR

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora no Colégio Marista Santa Maria. 

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Baranhuke Junior, C. F., Brito, B. dos S. de C., & Palugan, T. G. A. (2025). CONSTRUINDO PONTES: possíveis aproximações entre Bell Hooks e educação linguística crítica . REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(18), 126–145. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.8940