EDUCAÇÃO INCLUSIVA NEURODIVERGENTE NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU

DO DISCURSO À PRÁTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/dfc.v9i1.9610

Keywords:

Educação, Educação Inclusiva neuro divergente, Reorganização Estrutural, Formação Docente, Políticas Públicas

Abstract

O estudo analisa os desafios da educação inclusiva para neuro divergentes em Foz do Iguaçu, destacando a necessidade de transformações sistêmicas. Identifica como principais obstáculos: formação docente insuficiente, políticas públicas frágeis e resistências culturais. A verdadeira inclusão requer mais que adaptações físicas - exige mudanças pedagógicas e sociais. Propõe três eixos de ação: (1) capacitação docente contínua, (2) integração multidisciplinar (saúde/assistência social) e (3) participação ativa da comunidade escolar. Conclui que a superação desses desafios demanda compromisso coletivo, abordagem intersetorial e valorização da diversidade como elemento educativo, com investimentos em pesquisas locais e modelos inovadores de gestão escolar inclusiva.

Author Biography

Maria Aparecida Lopes Benitez, Unioeste

Graduada em Terapia Integrativa e Complementares, Pedagogia. Pós-Graduada em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Políticas Sociais e Neuropsicanálise Clínica (UNIOESTE). 

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Published

2025-07-21

How to Cite

Benitez, M. A. L. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NEURODIVERGENTE NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU: DO DISCURSO À PRÁTICA . DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS & CIDADANIA, 9(1), 69–85. https://doi.org/10.61389/dfc.v9i1.9610