EDUCAÇÃO INCLUSIVA NEURODIVERGENTE NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU
DO DISCURSO À PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.61389/dfc.v9i1.9610Keywords:
Educação, Educação Inclusiva neuro divergente, Reorganização Estrutural, Formação Docente, Políticas PúblicasAbstract
O estudo analisa os desafios da educação inclusiva para neuro divergentes em Foz do Iguaçu, destacando a necessidade de transformações sistêmicas. Identifica como principais obstáculos: formação docente insuficiente, políticas públicas frágeis e resistências culturais. A verdadeira inclusão requer mais que adaptações físicas - exige mudanças pedagógicas e sociais. Propõe três eixos de ação: (1) capacitação docente contínua, (2) integração multidisciplinar (saúde/assistência social) e (3) participação ativa da comunidade escolar. Conclui que a superação desses desafios demanda compromisso coletivo, abordagem intersetorial e valorização da diversidade como elemento educativo, com investimentos em pesquisas locais e modelos inovadores de gestão escolar inclusiva.
References
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008.
BUENO, J. P. M. A educação de crianças com deficiências. São Paulo: Cortez, 1999.
FONTE DA PESQUISA GRÁFICOS. Questionário da Autora. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1GMvTxWQPelAjf87_3oXkVN9vMB6F2SRJr-nYr7F6I/edit?usp=drivesdk
GLAT, R. A educação inclusiva no Brasil: da política à prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MANTOAN, M. T. A inclusão escolar: direitos e desafios. São Paulo: Vozes, 2003.
JORNAL A VOZ DO PARANÁ. Inclusão social nas escolas é reconhecida por pais em Foz do Iguaçu. Disponível em: https://www.jornalavozdoparana.com.br/post/59945/inclusao-social-nas-escolas-e-reconhecida-por-pais-em-foz-do-iguacu
PADILLA, M. F. Educação e deficiência: a escola possível. São Paulo: Cortez, 1999.
SASSAKI, R. K. Educação inclusiva: desafios e perspectivas. São Paulo: Summus, 2005.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
RÁDIO CULTURA FOZ. Incidente envolvendo aluno com TEA revela situação alarmante nas escolas municipais. Disponível em: https://www.radioculturafoz.com.br/2025/03/03/incidente-envolvendo-aluno-com-tea-revela-situacao-alarmante-nas-escolas-municipais/
SAPL - Foz do Iguaçu. Material Legislativo. Disponível em: https://sapl.fozdoiguacu.pr.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/31013/1145-2022-ass.pdf
SED – SC. Direito à educação segundo a Constituição Federal: inclusão escolar. Disponível em: http://www.ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas-a-partir-de-2018/ciencias-humanas/especializacao-4/465-direito-a-educacao-segundo-a-constituicao-federal-inclusao-escolar/file
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Conheça o histórico da legislação sobre educação inclusiva. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/conheca-o-historico-da-legislacao-sobre-educacao-inclusiva/
UNIOESTE. TEDE. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7513
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.