A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.9061

Palabras clave:

grade curricular, Ensino superior, Temática ambiental

Resumen

A Educação Ambiental (EA) ganhou grande repercussão no ensino básico e superior em decorrência de diversos desastres ambientais ocorridos ao longo das últimas décadas, promovendo uma emergência pública para levar conhecimento aos cidadãos sobre a temática, a fim de evitar problemas futuros para as próximas gerações. Por ser uma temática tratada, nos dias atuais, nas universidades, mais especificamente em cursos voltados à temática ambiental, nota-se a importância e celeridade de revisar os Projetos Pedagógicos desses cursos a fim de identificar como a EA tem sido trabalhada, em especial nos cursos de Ciências Biológicas. O presente trabalho propôs-se a analisar a Educação Ambiental em projetos pedagógicos de cursos de Biologia de duas instituições de ensino superior públicas de Campo Grande - MS, a fim de identificar objetivos, legislação, perfil do egresso, ações desenvolvidas nos cursos e  disciplinas ofertadas com foco na matéria de EA. Em ambos PPCs foram encontradas lacunas que podem ser melhoradas, assim como subsídios que servirão de base para trabalhos futuros.

Biografía del autor/a

Nathalie de Oliveira Arakaki, UFMS

Mestranda no Programa de Ensino de Ciências na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

MARIA HELENA DA SILVA ANDRADE, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Ecologia pela Universidade de São Paulo-USP. Professora associada III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia - FAENG

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Publicado

2024-12-05

Cómo citar

Arakaki, N. de O., & ANDRADE, M. H. D. S. (2024). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS . GEOFRONTER, 10, e9061. https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.9061

Número

Sección

Artigos