A DIMENSÃO DO CURRÍCULO NO PROGRAMA NACIONAL ESCOLAS SUSTENTÁVEIS:
ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
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https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7606Mots-clés :
Educaç´ão Ambiental, Escola Sustentável, Conteúdos Curriculares, Pedagogia Histórico-CríticaRésumé
À constituição de escolas sustentáveis, a dimensão curricular concebe-se como um dos pilares centrais e orientadores de uma instituição de ensino, viabilizando a construção de novas concepções de mundo, de conhecimentos e de práticas pedagógicas. O Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES), pautado na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), fundamenta-se num plano de ação à sustentabilidade socioambiental por meio da estrutura física, da gestão e do currículo para o desenvolvimento de espaços e processos educativos continuados e permanentes. Deste modo, o objetivo desta pesquisa infere-se à dimensão curricular, buscando entender: “Como a Educação Ambiental (EA) insere-se nesta dimensão no referido programa?” e “Qual o papel dos conteúdos curriculares para a inserção da EA na escola segundo a proposta do PNES?”. Assim, baseamo-nos no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), que discute o currículo como o conjunto de atividades nucleares desenvolvidas na escola, defendendo a universalidade dos conteúdos escolares. Recorremos à análise documental como método de pesquisa, onde nos propomos analisar documentos relacionados ao PNES. Esta resultou-se em considerações pertinentes ao referido programa, identificando que mesmo pautado à construção crítica, ética e de transformação dos valores por meio da dimensão curricular do PNES, esta não dialoga com autores do campo curricular e também não aprofunda-se no papel dos conteúdos curriculares para a EA nas disciplinas escolares.
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