A MOTIVACÃO DA DECISÃO JUDICIAL NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO À LUZ DO PROJETO DO NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL
Visualizações: 437Resumo
As decisões judiciais, no estado contemporâneo, não podem se limitar em decisões desprovidas de fundamentação pelo magistrado, haja vista que a motivação constitui princípio constitucional, garantia do Estado Democrático de Direito e acesso à justiça, servindo como mecanismo de controle social e garantia de efetivação dos direitos fundamentais. Sobre outro prisma, serve como mecanismo de controle, fiscalização pela sociedade. O princípio constitucional da fundamentação das decisões judiciais encontra-se previsto no artigo 93, IX da CF e a penalidade prevista caso haja o descumprimento deste preceito constitucional é a nulidade. Este comando constitucional é reforçado e revisto de maneira positiva no projeto do novo código de processo civil, precisamente no artigo 499.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.