Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, RTF, or WordPerfect document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines, which is found in About the Journal.
  • If submitting to a peer-reviewed section of the journal, the instructions in Ensuring a Blind Review have been followed.

Author Guidelines

Os trabalhos encaminhados para avaliação e eventual publicação deverão observar os seguintes critérios de avaliação e diretrizes para autores (padrões bibliográficos e padrões de publicações da Revista com as seguintes especificações técnicas):

  1. Critérios de avaliação:

A publicação dos trabalhos aprovados pelo controle por pares e selecionados pelos Editores do periódico seguem a ordem cronológica de submissão e aprovação. Contudo, em razão das regras estabelecidas pela comissão Qualis CAPES, existem critérios para avaliação e publicação preferencial, que podem ser atendidos pelos autores visando a uma maior agilidade na publicação de seu trabalho:

a) Em razão das regras de exogenia, recomenda-se que os artigos com autores do Estado de Mato Grosso do Sul sejam limitados a 50% do total de trabalhos publicados por volume e os outros 50% do total de trabalhos, recomenda-se que sejam de autores de outros Estados da Federação, de modo que deverão respeitar a fila específica para artigos que se enquadrem em tal circunstância;

b) A titulação mínima recomendável para envio de artigos é de doutor(a) ou doutorando(a), podendo serem aceitos trabalhos de autoria de mestre e mestrando, sempre que possível em coautoria com doutor;

c) A Revista Jurídica DSJ trabalha com percentual mínimo de 30% de artigos de autores com título de doutor por volume, conforme critérios QualisCapes Direito de avaliação de periódicos;

d) As informações pessoais e acadêmicas, como resumo da biografia e inserção do link de acesso ao Orcid ID são elementos obrigatórios e devem constar no cadastro de autores da Revista. As submissões cujos autores não observarem o devido preenchimento do cadastro serão rejeitadas pelos Editores;

e) A limitação é de até quatro autores por trabalho submetido, não sendo aceitos trabalhos com número maior de autor ou coautor;

A seleção dos trabalhos para publicação é de competência do Conselho Editorial da Revista Jurídica DSJ, que selecionará os trabalhos que forem considerados como expressivos para os profissionais do Direito, em particular para os leitores do periódico, e atendem aos requisitos da CAPES. A aprovação do trabalho, não garante a sua imediata publicação;

A decisão dos Editores da Revista Jurídica DSJ é soberana quanto à seleção e ao aceite dos trabalhos e reserva-se o direito de recusar aqueles cujas solicitações dos pareceristas não foram atendidas.

A Revista Jurídica DSJ reserva-se no direito de efetuar, no artigo a ser publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista Jurídica DSJ.

2)Diretrizes para autores:

I) Para ARTIGOS:  

a) Possuir no máximo de 20 (vinte) páginas; contendo a seguinte estrutura: Título (Title); Resumo (Abstract); Palavras-chave (Keywords) (sempre em português e em outro idioma); Introdução; Desenvolvimento; Considerações finais e Referências;

b) Deverá estar digitado em Word for Windows, formatado em layoutde página “papel A4”, em fonte Arial, tamanho 12pt. para o corpo do trabalho; com espaçamento entrelinhas 1,5; com margens superior e esquerda 3,0 e inferior e direita 2,0; os parágrafos deverão iniciar a 1,5 cm a partir da margem esquerda do texto; 

c) Para destaques ou palavras em outros idiomas, usar apenas o corpo itálico, excluindo-se formas sublinhadas, maiúsculas ou caixa alta, com exceção das siglas que não formem palavras, como exemplo UEMS e nas referências e sobrenomes dos autores; 

d) Em relação ao Título, usar caixa alta, tamanho 14pt., negrito e centralizado;  e logo abaixo em outra língua, em caixa alta, tamanho 12pt, sem negrito e centralizado; 

e) Os subtítulos (ou outras divisões) deverão estar em negrito e em caixa alta tamanho 12 pt. e separados do texto que os precede ou que os sucede por um espaço de 1,5; 

f) O nome de cada um do(s) autor(es) estará em negrito logo abaixo do título, alinhado à direita, acompanhado de uma pequena qualificação sem negrito (ex.: titulação mais elevada, instituição em que atua e email), ambos no tamanho 12pt, espaçamento simples, com um espaço simples entre os dados relativos a cada um dos autores (em havendo mais de um); 

g) A palavra "resumo" e "abstract", devem estar escrito em negrito e em caixa alta e seguida de dois pontos, sendo que o texto referente ao resumo e abstract, deverão estar com espaçamento entrelinhas de 1,0 cm (simples) e justificado, no tamanho 12pt, com no máximo de 600 palavras, num único parágrafo. Estas regras se aplicam ao resumo no idioma estrangeiro, que virá na sequência; 

h) O item "palavras-chave" e "keywords", devem estar escrito em negrito e em caixa alta e seguida de dois pontos, com no mínimo de 3 (três) e máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, tanto em português quanto no segundo idioma. A primeira letra da primeira palavra-chave precisa estar em maiúsculo e o restante em minúsculo (com exceção de nomes próprios); as palavras-chave deverão estar com espaçamento entrelinhas de 1,0 cm (simples), justificado, no tamanho 12pt;

i) O Desenvolvimento (estrutura do artigo): conterá: introdução, o desenvolvimento do texto com títulos e subtítulos, considerações finais e referências citadas no corpo do texto. A numeração se inicia na Introdução e segue até as Considerações finais; 

j) As citações serão no sistema nota de rodapé, conforme normas da ABNT. Sendo que as citações diretas, acima de 3 linhas devem ser digitadas em novo parágrafo, com recuo de 4 cm da margem esquerda, tamanho de fonte 10 pt., espaçamento entrelinhas simples (1,0 cm) e justificadas e sem aspas. As citações diretas de até 3 linhas devem integrar o corpo do texto e serem assinaladas entre aspas; 

k) Nas notas de rodapé e nas citações em destaque (com mais de 3 linhas) e nas Referências o espaço entrelinhas será simples (1,0cm), letra tamanho 10 pt. Não será aceito o sistema “autor-data”;

l) As Referências, devem seguir a ABNT e corresponder a todas as citações feitas no artigo.  

 

II) Para RESUMOS SIMPLES:

a) Possuir no máximo uma página, contendo a seguinte estrutura: Título, Autor, Orientador e Instituição, Introdução, Objetivos, Desenvolvimento, Conclusão e Referências; 

b) Deverá estar digitado em Word for Windows, em formatado em layoutde página “papel A4”, em Arial, tamanho 12 pt. para o título; e tamanho 11 pt., em negrito e com a primeira letra maíuscula para os nomes dos autor(es), orientador(es), Instituição, Subtítulos, Introdução, Objetivo, Desenvolvimento, Conclusão e Referências. E espaçamento de linhas simples em todo o texto; 

c) O Título, deverá ser centralizado, negritado, completo e sem abreviações, com no máximo 140 caracteres, incluindo o espaçamento; 

d) Quanto aos nomes do autor e orientador, não abreviar os nomes (tal campo deverá ter no máximo 280 caracteres, incluindo o espaçamento); e constar a Instituição de origem (com no máximo 140 caracteres); Ex.: João dos Santos; José Antônio Silva (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS); 

e) A Introdução, contendo breve apresentação do tema investigado; 

f) O campo Objetivos, deverá ter: até 3 (três) objetivos identificados de forma clara e concisa; 

g) O campo Desenvolvimento, apresentará uma discussão dos resultados e da investigação relacionada aos objetivos: o  produto da busca e análises compreendidas. (deverá conter citações). Conterá no máximo 3300 caracteres incluindo o espaçamento; 

h) A Conclusão, contendo a finalização do trabalho apresentado, ainda que parcial; 

i) Referências, com no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) referências. Com fonte: Times New Roman – tamanho 10 pt. (com no máximo 840 caracteres), seguindo as normas da ABNT; 

 

III) Para RESUMOS EXPANDIDOS: 

a) Possuir no mínimo duaspáginas e no máximo quatropáginas, com a seguinte estrutura: Título, Autor, Orientador e Instituição, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências; 

b) Deverá estar digitado em Word for Windows em formatado em layoutde página “papel A4”, em Arial, tamanho 12 pt. para o título; e tamanho 11 pt. e em negrito e com a primeira letra maiúscula para os nomes dos autor(es), orientador(es), Instituição, Subtítulos, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências. E espaçamento de linhas simples em todo o texto; 

c) O Título, deverá ser centralizado, negritado, completo e sem abreviações, com no máximo 140 caracteres; 

d) Quanto aos nomes do autor e orientador, não abreviar os nomes (tal campo deverá ter no máximo 280 caracteres); e constar a Instituição de origem (com no máximo 140 caracteres); Ex.: João dos Santos; José Antônio Silva (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS); 

e) Resumo, com no máximo 250 palavras; 

f) Palavras-chave: com no mínimo, três e, no máximo, cinco palavras; 

g) A Introdução, contendo a apresentação do tema pesquisado, com no máximo 1000 palavras; 

h) Metodologia, com no máximo 1000 palavras; 

i) Resultados e Discussão, abordando a pesquisa em si e os debates decorrentes; 

j) A Conclusão, contendo a finalização do trabalho apresentado, ainda que parcial; 

k) Agradecimentos, com no máximo de 50 palavras; 

l) Referências, seguindo as normas da ABNT.

Artigos

Os artigos científicos, são trabalhos contendo entre 10 a 20 páginas, com o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa realizada para a interação científica e transmissão do conhecimento através de publicação em revistas ou periódicos especializados. A publicação de artigos constitui-se numa peça-chave no processo de produção do conhecimento de determinada área do saber.

Resumos Simples

O resumo simples é um texto que não ultrapassa uma página, destacando determinado assunto relevante para o conhecimento. 

Resumos Expandidos

O resumo expandido representa parte ou toda uma pesquisa inédita, cujas ideias e significância possam ser realizadas em tempo menor, mas mantendo rigor científico. O resumo expandido deve incluir referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento científico, mas não em um resumo. O resumo expandido deve ser constituído de no mínimo 2 (duas) e no máximo 4 (quatro) páginas.

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