EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA SOBRE O ESTADO E A NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO PARA UM DIREITO TRANSNACIONAL
Visualizações: 523Resumen
O presente trabalho visa discutir os efeitos diretos da globalização econômicasobre o Direito, bem como, a necessidade do fortalecimento dessa área, por meio da globalização jurídica, a qual tem tido grande influência na interação do Direito Internacional e Ambiental. Para tal discussão, propõe-se enquanto objetivo central compreender a emergência do conceito de globalização jurídica. De forma especifica, pretende-se investigar os efeitos da globalização econômica para a realidade jurídica e seus desdobramentos na temática ambiental.
PALAVRAS-CHAVE: Globalização jurídica, Estado Soberano, Direito Ambiental.
Citas
BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de direito constitucional. 8ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
FARIA, José Eduardo. A globalização econômica e sua arquitetura jurídica (dez tendências do direito contemporâneo). In: O VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU, 2010, São Judas Tadeu. Anais de Congresso. São Judas Tadeu: Fadesp, 2012. v. 1, p. 87 - 103.
MATIAS, Eduardo Felipe P. A humanidade e suas fronteiras: do Estado soberano à sociedade global. Editora Paz e Terra, 2015.
MOROSINI, Fábio. Globalização e Direito: Além da metodologia tradicional dos estudos jurídicos comparados e um exemplo do Direito Internacional Privado. Brasília. a. 43 n. 172 out./dez. 2006.
VITORELLI, Edilson. Manual de direitos difusos. 2ª. ed. Salvador: JusPodivm, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.