UMA VISÃO SOCIAL DO LIBERALISMO
Visualizações: 465Resumen
RESUMO: O trabalho desenvolvido teve como foco principal analisar o desenvolvimento do liberalismo e do socialismo, comparando-os e identificando uma possível ponte entre essas duas tradições políticas. Os principais expoentes foram investigados numa viagem breve pela história. Fez-se a necessária distinção entre “liberalismo”, “constitucionalismo” e “democracia”, estudando de forma superficial como esses movimentos aconteceram nos Estados Unidos, na Inglaterra e na América Latina. A realidade do constitucionalismo do Brasil foi marcante um país que tenta compatibilizar o social com o capital, que tenta dar efetividade simultaneamente ao capitalismo (princípio da liberdade econômica) e ao socialismo (direitos da coletividade). Nesse caminho, o trabalho não poderia deixar de tecer alguns comentários sobre a pessoa de Karl Marx e o desenvolvimento do socialismo, pensador cruelmente criticado por alguns e extremamente divinizado por outros. Quando do estudo do liberalismo, a questão principal debatida foi se o constitucionalismo é, ou não, uma verdade nos solos brasileiros, tal como é no berço norte-americano e inglês, bem como as razões que precederam a institucionalização de um texto constitucional e, posteriormente, da democracia. Uma questão que norteou todo o estudo e que convida os leitores a maiores reflexões foi esta: um texto constitucional é suficiente para que o constitucionalismo seja vivo na vida social?Palavras-chave: Socialismo. Marx. Liberalismo. Liberismo. Constitucionalismo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.