AS ENTIDADES ACADÊMICAS COMO FERRAMENTAS PARA A EFETIVAÇÃO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO À UNIVERSIDADE
Visualizações: 1037Resumo
O direito à saúde figura como direito social amparado pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Dentro deste direito intrínseco ao ser humano, encontra-se a saúde mental e, consequentemente, o sentimento de pertencimento. Em um dos ambientes em que este direito é mais mitigado, as Universidades brasileiras, as entidades acadêmicas se mostram como uma figura essencial para a efetivação do mesmo. Este resumo expandido tem o objetivo de demonstrar como as Associações Atléticas Acadêmicas e Centros Acadêmicos atuam para que todos os universitários possam desenvolver o sentimento de pertencimento ao grupo em que se encontra inserido, efetivando assim um direito social básico.Palavras-chave: Direitos Humanos; Direito à Saúde; Saúde Mental; Sentimento de Pertencimento; Entidades Acadêmicas.
Referências
ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES. Uberlândia. 2019. Disponível em <http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-do-Perfil-Socioecon%C3%B4mico-dos-Estudantes-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o-das-Universidades-Federais-1.pdf>. Acesso em 18 de jun. 2019.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em 17 jun. 2019.
BRASIL. Lei Federal n. 8080, de 19 de set. de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Brasília, DF. Disponível em < http://www.cofen.gov.br/lei-8080-lei-orgnica-da-saude_4163.html>. Acesso em 17 jun. 2019.
BRAUNER, Maria Claudia Crespo; CABRAL, Luciano Roberto Gulart Júnior. Direito Fundamental à Saúde Psicológica: Vulnerabilidade, Consentimento e Cidadania sob o Prisma Jurídico-Bioético. Tese (Mestrado em Direito e Justiça Social) – Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 2016.
MORICONI, Lucimara Valdambrini. Pertencimento e Identidade. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2014.
TAVARES, Rosana Carneiro. O sentimento de pertencimento social como um direito básico e universal. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, v. 15, n. 106, p. 179-201, jun. 2014. ISSN 1984-8951. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19848951.2014v15n106p179>. Acesso em 18 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.