DIREITO TERRITORIAL QUILOMBOLA

UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO VÃO GRANDE

Visualizações: 132

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rjdsj.v9i14.7292

Resumo

O direito territorial quilombola é constitucionalmente assegurado e garante aos remanescentes quilombolas de todo o Brasil o direito a identificação, reconhecimento e demarcação das terras que ocupam. Partindo dessa premissa, o artigo tem por mister compreender o contexto local de demora e seus reflexos no processo de titulação de uma comunidade quilombola do Vão Grande denominada de Camarinha. Para isso, primeiramente, serão analisadas as categorias teóricas necessárias à caracterização dos quilombos e seus remanescentes. Em seguida, será abordado o procedimento para a titulação das terras da comunidade de remanescentes de quilombos. Por fim, será realizado estudo de caso junto à Comunidade Quilombola Camarinha para entender esse fenômeno social, com pesquisa empírica na forma entrevistas junto aos moradores da comunidade e consulta ao processo no qual postulam o reconhecimento territorial. Com o resultado do presente estudo, conclui-se que os impasses burocrático-administrativos e políticos do INCRA procrastina a efetivação do reconhecimento jurídico formal da terra tradicionalmente ocupada pela comunidade Camarinha. Esse atraso vem gerando efeitos como a perda de direito à propriedade, dificuldade na produção para subsistência do grupo e também dificuldades no que tange a sua reprodução e sobrevivência cultural e assim o espaço onde existe e deveria se efetivar direitos e a lei se tornou uma violência institucionalizada.

Biografia do Autor

RODRIGO DE SALES BORGES, UNEMAT

Graduado em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

EVELIN MARA CÁCERES DAN, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta do Curso de Direito da Universidade do Mato Grosso (UNEMAT).

VIVIAN LARA CÁCERES DAN, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Pós Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais (2020); Doutora em Ciências Juridicas e Sociais (2016); Mestre em História (2010). Graduada em His´tória (2006); Graduada em Direito (2004). Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Downloads

Publicado

2023-06-03

Como Citar

DE SALES BORGES, R., CÁCERES DAN, E. M., & CÁCERES DAN, V. L. (2023). DIREITO TERRITORIAL QUILOMBOLA: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO VÃO GRANDE. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 9(14), 48–76. https://doi.org/10.61389/rjdsj.v9i14.7292