PERCEPÇÕES SOBRE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE PESQUISA

Autores

  • Rita Rodrigues de Souza IFGO

Resumo

Este artigo apresenta as percepções da comunidade escolar de um dos câmpus do Instituto Federal de Goiás sobre as práticas de leitura desenvolvidas no Ensino Técnico Integrado de nível Médio. Sabe-se que para fomentar propostas de ensino de leitura frutíferas para a vida social do discente, faz-se necessária a compreensão do contexto em que ele está inserido. Esse é um dos eixos que justificam a realização dessa pesquisa. Como forma inicial de reflexão sobre essa temática, partiu-se do seguinte objetivo geral: compreender a(s) concepção(ões) e práticas dos discentes, docentes e técnicos administrativos acerca da leitura escolar. Buscam-se, dessa maneira, subsídios para ressignificar as atividades de leitura e promover uma formação cidadã mais sólida para a atuação em contextos diversos: ensino-aprendizagem, entretenimento, trabalho, relações interpessoais, necessidades individuais, enfim, para as mais variadas instâncias da vida. Os resultados, de modo geral, acenam para a necessidade de configurações diferenciadas para um trabalho institucional sistemático com a leitura, para além do trabalho docente em sala de aula. E, também, podem contribuir para o diálogo com outros docentes interessados na temática.

Biografia do Autor

Rita Rodrigues de Souza, IFGO

Professora do Instituto Federal de Goiás
Mestre em Letras e Linguística- UFG
Doutoranda em Linguística Aplicada - Programa de Pós-Graduação da UNESP

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Publicado

20/02/2018

Como Citar

Souza, R. R. de. (2018). PERCEPÇÕES SOBRE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE PESQUISA. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 4(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/2439