WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA

ISSN: 2237-8332

A criação da Web Revista Linguagem, Educação e Memória (ISSN: 2237-8332), de publicação semestral, surgiu como parte de um projeto conveniado pelo Centro de Memória "Jindrich Trachta" e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande. A Web Revista além do propósito de divulgação de resultados de pesquisa, visa também homenagear a memória do senhor Jindrich Trachta pela sua contribuição histórica no Estado de Mato Grosso do Sul. 

 

 

A Revista está vinculada ao Centro de Memória "Jindrich Trachta"; ao Laboratório de Acervos Pessoais "Jindrich Trachta"; aos cursos de graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; ao programa de pós-graduação Mestrado Acadêmico em Letras, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e ao  programa de pós-graduação Mestrado Profissional  em Letras ( PROFLETRAS) da UEMS/ Campo Grande e  acolhe estudos de caráter teórico ou aplicado na área de letras, linguística e educação, sob forma de artigos e, eventualmente, traduções, entrevistas e resenhas, de pesquisadores nacionais e estrangeiros.


Qualis B4 - área de Educação, quadriênio 2013-2016.

Qualis C - área de Linguística e Literatura, quadriênio 2013-2016.

Notícias

 

Chamada para publicação 2021 - v.2, n.20 - As políticas de ensino de língua(gem) realizadas por/com grupos minorizados

 

O cenário atual do Brasil tem colocado muitos desafios para os professores, especialmente, para os que atuam com a educação de grupos linguística, cultural e socioeconomicamente minorizados no país. Cabe às Universidades, dentre outras ações, contribuir com os projetos de educação desses grupos. Tendo isso em vista, a Web Revista Linguagem, Educação e Memória convida pesquisadoras(es) das Ciências das Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Educação para refletirem sobre as políticas de ensino de língua(gem) realizadas por/com grupos minorizados, submetendo artigos que analisem dados sobre as múltiplas práticas de ensino de lingua(gens) nesses grupos. Esses trabalhos ecoam como possibilidades concretas de a Academia dialogar com os fazeres linguísticos dentro e fora de seus muros. A pesquisa acadêmica sobre os temas em questão é necessária ao enfrentamento da conjuntura atual e em resposta à sociedade sobre o que se faz na universidade em termos de pesquisa e reflexão na área da linguagem. Assim, o objetivo deste número temático é o de reunir resultados de pesquisas atuais, sejam concluídas ou em andamento, que têm os temas políticas de ensino, grupos minoritários e práticas de linguagem como seu objeto de estudo.

 

Data limite de submissão prorrogada para 25/06/2021

 

 

Organizadoras:

Dra. Charlene Bezerra dos Santos – IFMT

Dra. Maria Cristina Macedo Alencar – UNIFESSPA

 
Publicado: 2021-02-25
 

Chamada para publicação - 2021 - v.1, n.20 - As pesquisas sobre Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-raciais: perspectivas, reverberações e desafios de uma História do Presente (e do passado)

 

Serão aceitos para avaliação trabalhos que versem sobre um dos eixos norteadores ou mais de um interseccionados – GÊNERO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – desde que voltados ao escopo temporal do passado e do presente brasileiros. Nesse sentido, são bem-vindas propostas no âmbito das Ciências Humanas em Geral e por meio de diversas abordagens teóricas possíveis, articuladas a movimentos de problematização históricos e culturalmente situados. Assim, a pesquisa acadêmica sobre os temas em questão é vista como urgente e necessária em relação a uma agenda que visa eliminá-la, e a tudo o que ela representa, do meio social, a começar pela escola. Dessa forma, o objetivo deste Dossiê é o de reunir resultados de pesquisas atuais, sejam concluídas ou em andamento, que têm os temas Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-raciais como seu objeto de estudo, ao mesmo tempo em que dialoguem com o contexto sócio-político-cultural do Brasil em meados do século XXI.

 

Data limite para submissão: 20/04/2021.


Organizadores:

Matheus Estevão Ferreira da Silva - Mestrando em Educação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Brasil

Doutor Éderson Luís da Silveira -  Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Professor Doutor Lucas Rodrigues Lopes  - Universidade Federal do Pará - Brasil

 
Publicado: 2021-01-18 Mais...
 
Outras notícias...

v. 19, n. 19 (2020): Histórias em Quadrinhos de autoria feminina


Capa da revista