Por uma estética singular: escola e imprensa educacional

Autores

Palavras-chave:

Impressos estudantis, Escola, Imprensa, Estética.

Resumo

O presente artigo identifica as contribuições acadêmicas sobre elementos de materiais impressos estudantis, a respeito da correlação entre escola e imprensa periódica estudantil na produção de uma estética para os impressos estudantis entre os anos de 1930 a 1960. A presente investigação é de caráter bibliográfico e documental e teve como fonte inicial os trabalhos acadêmicos, que ajudaram reunir elementos para análise. No exame das fontes incursionou-se um diálogo com estudos historiográficos e sociológicos, em especial no aporte sociológico de Pierre Bourdieu. Os resultados sinalizaram que, os estudos vêm privilegiando impressos estudantis como fonte e objeto de pesquisa no âmbito da História da Educação e Cultura, à medida que auxiliam na compreensão de valores arrolados as práticas culturais, escolares e sociais do campo de produção simbólica de uma instituição de ensino. O período balizado sofre mudanças na situação social e, exige o empenho por novos programas educativos, a fim de atender as expectativas de formação da nova sociedade. O ideário escolanovista surge no contexto educacional brasileiro na busca de possibilitar a escola disposição para atender as modificações decorrentes da sociedade. Essa nova configuração, enseja o educando mais participativo nesse processo, o que culminou com novas práticas, produções e posicionamentos.

Biografia do Autor

Jéssica Lima Urbieta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente integra o projeto de pesquisa intitulado: "O Ensino Secundário no sul de Mato Grosso: fontes historiográficas regionais e memorialísticas (1920-1970)" como mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/FaEd/UFMS.

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Publicado

15/01/2019

Como Citar

Urbieta, J. L. (2019). Por uma estética singular: escola e imprensa educacional. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 15(15), 113–131. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/2994