“Josias, o Triste”, primeira colaboração de Samuel Rawet para a Revista Branca

Autores

  • Luciano de Jesus Gonçalves Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Samuel Rawet, Revista Branca, Saldanha Coelho, “Crônica dos Novos”, Dinah Silveira de Queiroz.

Resumo

Esse trabalho possui duas direções complementares. A primeira estabelece a circulação de Samuel Rawet na publicação carioca Revista Branca e a segunda se detém na leitura e análise do conto inédito em livro “Josias, o Triste”, estreia de Rawet no veículo, datada de 1950. Ao organizar as atividades mantidas pelo escritor na Revista Branca, no período de 1950 e 1954, o artigo define essa atuação como uma das poucas movimentações coletivas de Rawet no cenário cultural brasileiro, a exemplo do que foi a sua participação na “Crônicas dos Novos”, encabeçada por Dinah Silveira de Queiroz, que correspondeu aos anos de 1949 e 1951. De modo geral, a construção celebra os setenta anos da iniciativa de Saldanha Coelho localizando na Revista Branca um importante espaço de interlocução para Samuel Rawet. As análises reforçam a participação de Rawet nesse empreendimento editorial, cultural e literário, destacando o interesse do escritor pelo teatro e, sinalizam, também, a ocorrência, em sua prosa curta, do tratamento das linhas de força que estarão presentes em sua coletânea de estreia, Contos do imigrante, de 1956: a perspectiva temporal diversa, a prioridade da personagem em conflito, a inserção da tradição judaica como motivo e a responsabilidade dos narradores para com os humildes.

Biografia do Autor

Luciano de Jesus Gonçalves, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo - USP. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso Sul - UFMS, campus de Três Lagoas, área de concentração Estudos Literários, onde desenvolveu um estudo sobre a narrativa ficccional de Samuel Rawet, sob o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), licenciatura plena em Português e Inglês. Professor DE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, Campus Colinas, área Português e suas Literaturas.

Downloads

Publicado

15/01/2019

Como Citar

Gonçalves, L. de J. (2019). “Josias, o Triste”, primeira colaboração de Samuel Rawet para a Revista Branca. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 15(15), 45–61. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3014