ANÁLISE DE PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autores

  • Rita Maria Decarli Bottega
  • Mariza Macari de Almeida
  • Marilu Grassi

Palavras-chave:

produção textual, interação, livro didático

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar se as propostas de produção textual de um livro didático de português são elaboradas de acordo com a concepção de linguagem interacionista. Desta forma, a abordagem teórica utilizada é a linguagem baseada na concepção interacionista de linguagem. A pesquisa realizada confronta a teoria com o manual
do professor que consta no livro e as propostas de produções textuais destinadas aos alunos. O livro didático escolhido faz parte do projeto Teláris – Português 6º ano do Ensino Fundamental (BORGATO, BERTIN e MARCHEZI, 2012). As análises dos encaminhamentos de produção de texto, de modo geral, confirmaram o gênero discursivo como eixo norteador para o ensino da língua, porém o enfoque está no ensino da estrutura do gênero textual e não na concepção de língua em sua ação efetiva, entendida como forma de interação dialógica que considera o aluno como sujeito/autor de seu enunciado.

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Publicado

11-04-2019

Como Citar

Bottega, R. M. D., Almeida, M. M. de, & Grassi, M. (2019). ANÁLISE DE PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 7(7). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3505

Edição

Seção

Artigo original