ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 6º ANO / LITERACY: AN EXPERIENCE WITH 6TH GRADE STUDENTS

Autores

  • Maria Inês Batista Campos USP
  • Débora Mariana Ribeiro USP
  • Maria Aparecida Carvalho da Silva USP

Palavras-chave:

Letramento, alfabetização, leitura, ensino, aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre o aproveitamento da leitura por alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental II. Tem por objetivo expor e discutir a maneira como se apropriam das informações do
texto “Área interna” de Leon Eliachar. Foi proposto aos alunos que lessem o texto e comentassem o que entenderam enfatizando a sequência textual. Verificou-se que um dos alunos apresenta atipicidade no processamento do texto, pois apesar de ter lido em voz alta, ele não faz a reconstrução do texto adequadamente.
Esse aluno foi selecionado pelo comportamento não convencional, pois é esperado que tivesse condições de identificar os elementos solicitados no texto de acordo com o ano escolar em que está matriculado. Com isso, a proposta é trabalhar a percepção de leitura dos alunos com base em seu grau de letramento. Foram desenvolvidos conceitos sobre letramento e alfabetização. Os resultados mostram que o grau de letramento da maior parte dos alunos é satisfatório, porém há um aluno que apresenta desvios no processamento do texto. Isso pode estar
relacionado ao nível insatisfatório de letramento bem como a problemas de alfabetização. Este trabalho possibilita traçar estratégias de ensino de leitura e escrita que desenvolvam a capacidade do aluno de processar o texto mais efetivamente.

Downloads

Publicado

11/04/2019

Como Citar

Campos, M. I. B., Ribeiro, D. M., & Silva, M. A. C. da. (2019). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 6º ANO / LITERACY: AN EXPERIENCE WITH 6TH GRADE STUDENTS. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 7(7). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3507