ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 6º ANO / LITERACY: AN EXPERIENCE WITH 6TH GRADE STUDENTS

Maria Inês Batista Campos, Débora Mariana Ribeiro, Maria Aparecida Carvalho da Silva

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão sobre o aproveitamento da leitura por alunos de um 6º ano do Ensino Fundamental II. Tem por objetivo expor e discutir a maneira como se apropriam das informações do
texto “Área interna” de Leon Eliachar. Foi proposto aos alunos que lessem o texto e comentassem o que entenderam enfatizando a sequência textual. Verificou-se que um dos alunos apresenta atipicidade no processamento do texto, pois apesar de ter lido em voz alta, ele não faz a reconstrução do texto adequadamente.
Esse aluno foi selecionado pelo comportamento não convencional, pois é esperado que tivesse condições de identificar os elementos solicitados no texto de acordo com o ano escolar em que está matriculado. Com isso, a proposta é trabalhar a percepção de leitura dos alunos com base em seu grau de letramento. Foram desenvolvidos conceitos sobre letramento e alfabetização. Os resultados mostram que o grau de letramento da maior parte dos alunos é satisfatório, porém há um aluno que apresenta desvios no processamento do texto. Isso pode estar
relacionado ao nível insatisfatório de letramento bem como a problemas de alfabetização. Este trabalho possibilita traçar estratégias de ensino de leitura e escrita que desenvolvam a capacidade do aluno de processar o texto mais efetivamente.


Palavras-chave


Letramento;alfabetização;leitura;ensino;aprendizagem

Texto completo:

PDF


ISSN: 2237-8332