Concepção da equipe gestora e corpo docente de uma escola municipal de tempo integral sobre Educação em Direitos Humanos e gênero

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i20.6118

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, gênero, gestão escolar, formação de professores(as), Educação Básica.

Resumo

Enquanto produto de uma pesquisa realizada no contexto de uma escola municipal em tempo integral do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da cidade de Marília/SP, este artigo tem como objetivo analisar a concepção de parte da equipe gestora e de seu corpo docente sobre a Educação em Direitos Humanos e gênero. Subsidiando-se nos procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, a metodologia delineada foi de cunho qualitativo e interpretativo. No trabalho de campo, a entrevista semiestruturada e a técnica de Análise de Conteúdo nortearam, respectivamente, a coleta e a análise dos dados. Foram sujeitos da pesquisa os(as) participantes que responderam as entrevistas o Diretor, a Vice-diretora, duas Professoras Coordenadoras pedagógicas e duas Professoras que ministram Oficinas de Direitos Humanos. Como resultados, constatamos que os sujeitos participantes possuem apenas noções e conceitos mais introdutórios sobre direitos humanos e gênero, porém estão cientes da importância de um trabalho pedagógico que contemplem tais temas. Ainda assim, palavras e argumentos proferidos por eles distanciam-se das produções acadêmicas sobre os temas e do discurso presente nos documentos oficiais, comprovando que há necessidade de investimento na formação de toda a equipe escolar.

Biografia do Autor

Luceli Aparecida Callé, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pedagoga (2002) e Mestra em Educação (2019) pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP) de Marília. Professora Efetiva do Ensino Fundamental Ciclo I na Rede Municipal de Educação de Marília/SP

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pedagogo (2018) e mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP) de Marília

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Publicado

25-02-2022

Como Citar

Callé, L. A., & Silva, M. E. F. da. (2022). Concepção da equipe gestora e corpo docente de uma escola municipal de tempo integral sobre Educação em Direitos Humanos e gênero. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(20), 53–74. https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i20.6118