Uma possível integração entre Análise do Discurso e a tradução do humor

o contrato comunicacional no interlúdio do bobo em Romeu e Julieta traduzido por Barbara Heliodora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i23.9141

Palavras-chave:

Humor, Tradução, Semiolinguística, William Shakespeare, Contexto cultural

Resumo

O humor desempenha um papel crucial na comunicação, servindo como ferramenta para entretenimento, redução de tensões e criação de conexões sociais. No entanto, sua tradução enfrenta desafios devido à sua natureza multifacetada e às profundas influências culturais. Este trabalho explora a intersecção entre a teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau (2006, 2016) e a teoria da tradução do humor, conforme discutida por Marta Rosas (2003), Paulo Rónai (2012) e Salvatore Attardo (2020). O estudo toma como exemplo a cena do bobo com os músicos em Romeu e Julieta, de William Shakespeare, uma passagem notável por sua função de alívio cômico, repleta de trocadilhos ligados ao universo musical. A análise foca na tradução de Barbara Heliodora (2016), avaliando como o humor é preservado, adaptado ou transformado, considerando variáveis como contexto cultural e escolhas linguísticas

Biografia do Autor

Tiago Marques Luiz, UFGD

Possui graduação em Letras Licenciatura/Habilitação Português/Inglês pela Universidade Federal da Grande Dourados (2009), especialização em Tradução de Inglês pela Universidade Gama Filho (2011), especialização em Semiótica e Análise do Discurso pelas Faculdades Metropolitanas de São Paulo (2023), Mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Atualmente é professor adjunto A-1 na Universidade Federal da Grande Dourados.

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Publicado

04-04-2025

Como Citar

Luiz, T. M. (2025). Uma possível integração entre Análise do Discurso e a tradução do humor: o contrato comunicacional no interlúdio do bobo em Romeu e Julieta traduzido por Barbara Heliodora. WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA, 1(23). https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i23.9141