Práticas de gestão e assistência técnica em Assentamento Rural
Visualizações: 516Resumo
A propriedade rural, assim como uma empresa, precisa ser administrada por pessoas competentes para obter um bom resultado. O produtor precisa saber o que será melhor produzir para atender o mercado e aproveitar as melhores oportunidades. A administração rural requer muita atenção por parte do produtor, pois, é necessário ter um planejamento de como será efetuado o trabalho, quando será necessário um investimento, se tem capital para tal investimento e ainda precisa ter noção de como controlar os gastos. Sendo assim, o objetivo deste estudo é identificar, como um grupo do Assentamento Itamarati, está administrando suas propriedades e como fazem o planejamento das suas atividades, além, de verificar como é prestada a assistência técnica, se atende a todos com satisfação. Para obter esses resultados, foi aplicado um questionário, em outubro de 2016, com perguntas objetivas e subjetivas para 25 produtores, no Grupo Pioneiro do Sul.Também foi feito um levantamento com o Gestor de Desenvolvimento Rural, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), o qual forneceu alguns dados, referente ao serviço de Assistência técnica que é prestado para os produtores, além de fazer um breve relato sobre a história do Assentamento Itamarati. Foi observado que cerca de 90% dos produtores estão conseguindo administrar suas propriedades com o auxílio da cooperativa, a qual eles são associados. A cooperativa rural ajuda os produtores, apoiando desde a preparação da terra, o plantio, a colheita e a venda dos seus produtos. E referente à assistência técnica há um problema para os produtores serem beneficiados, pois, há um déficit muito grande no quadro de funcionários que prestam assistência. Desta maneira, os produtores ficam desamparados em suas propriedades sem conseguir ter o assessoramento de um técnico para auxiliá-los em seus afazeres dentro da propriedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.