Mobilidade em fronteiras: análise do Relatório dos informes das áreas de abrangência de Itaipu na década de 1970 em território paraguaio.

Visualizações: 1056

Autores

  • Leandro Baller

Resumo

Resumo

Analiso os dados das “Investigaciones Historicas, Socioculturales y Arqueologicas del area de Itaipu”, realizados por intelectuais paraguaios na década de 1970, a partir dessa fonte histórica, construo um estudo comprometido com os dados levantados no período de 70 à luz da atualidade, primando pela realidade das informações que dele serão extraídas, produzindo considerações qualitativas a partir do material até então pouco utilizado pelos intelectuais brasileiros no sentido de propor contribuições para a história de nossas fronteiras, nesse caso atravessada por um mega projeto energético. O material é composto de 12 tomos produzidos entre 1976 e 1979, a análise de centenas de páginas de outrora contribui de maneira significava na historicização de parte importante da mobilidade fronteiriça e da compreensão desse território nos fins do século XX e início do XXI na região em específico, quer seja, o leste paraguaio e quiçá no oeste brasileiro.

Palavras-chave: Fronteiras, Mobilidade, História, Território.

Referências

Referências

BALLER, Leandro. Cultura, Identidade e Fronteira: transitoriedade Brasil/Paraguai (1980-2005). Dissertação de Mestrado em História. Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, 2008, 186 p.

____. Fronteira e Fronteiriços: a construção das relações socioculturais entre brasileiros e paraguaios (1954-2014). Curitiba – PR: Editora CRV, 2014.

CAMPIGOTO, José Adilçon. Hermenêutica da Fronteira: a fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Guarapuava – PR: Editora da Unicentro, 2016.

FRANÇA MARQUES, Denise Helena. Circularidade na fronteira do Paraguai e Brasil: o estudo de caso dos brasiguaios. Tese de Doutorado em Demografia. Universidade Federal de Minas Gerais, 2009, 154 p.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto / Ed. PUC-Rio, 2006.

SOUCHAUD, Sylvain. Geografía de la migración brasileña en Paraguay. Asunción: UNFPA-ADEPO, 2007.

Fontes

Relatório da Itaipu Binacional. Investigaciones Historicas, Socioculturales y Arqueologicas del area de Itaipu. Asunción – PY: 13 Tomos; 1975/1979.

Downloads

Publicado

2020-05-03

Como Citar

Baller, L. (2020). Mobilidade em fronteiras: análise do Relatório dos informes das áreas de abrangência de Itaipu na década de 1970 em território paraguaio. DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS E CIDADANIA, 4(5), 169–185. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/fronteiracidadania/article/view/4905

Edição

Seção

Artigos