A INOVAÇÃO É DIFUSA TERRITORIALMENTE, FATO OU FALÁCIA? ESTRATÉGIAS DE MARKETING TERRITORIAL E BRANDING COMO INDICATIVOS DE INOVAÇÃO EM MUNICÍPIOS INTERIORANOS

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Autores

  • Camila Grein Universidade do Contestado
  • Valdir Roque Dallabrida

Resumo

A inovação e a criatividade são consideradas por enfoques teóricos como de fundamental importância nas estratégias de desenvolvimento. Estratégias de marketing territorial e branding de território, dentre outras, podem ser consideradas inovadoras, na medida em que estejam integradas a um processo de desenvolvimento (local, regional ou territorial) que tenha como perspectiva avançar em termos da tradicional prática de planejamento regional ou urbano. No entanto, apesar dos avanços propalados por tais enfoques, questiona-se sobre sua difusão territorial. Com o propósito de refletir sobre o tema, realizou-se uma pesquisa exploratória em municípios interioranos, utilizando-se como variável principal as informações disponíveis em sites de município. A investigação realizada permite afirmar que os avanços preconizados por abordagens teóricas, tais como, sobre marketing territorial, branding de território, cidades inteligentes ou criativas, pouco são observados em âmbitos espaciais interioranos.

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

Grein, C., & Dallabrida, V. R. (2020). A INOVAÇÃO É DIFUSA TERRITORIALMENTE, FATO OU FALÁCIA? ESTRATÉGIAS DE MARKETING TERRITORIAL E BRANDING COMO INDICATIVOS DE INOVAÇÃO EM MUNICÍPIOS INTERIORANOS. DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS E CIDADANIA, 4(6), 37–55. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/fronteiracidadania/article/view/5341