PISCICULTURA EM TANQUES-REDE NO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA-SC: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
Visualizações: 757Resumo
O uso de tanques-rede para produção de peixes em áreas alagadas de Usinas Hidrelétricas é uma modalidade da piscicultura crescente no Brasil. No ano de 2003, um grupo de pescadores amadores e pequenos agricultores atingidos pela construção da Usina Hidrelétrica do município de Itá, SC, iniciaram a articulação no sentido de constituir uma Associação para fortalecê-los na condição de pescadores artesanais. Assim, no ano de 2011 iniciaram a produção de peixes em tanques-rede, que se apresentou como uma produção inovadora para a região. O objetivo da pesquisa foi analisar a possibilidade da utilização de tanques-rede como ferramenta para o desenvolvimento regional, com inclusão social e viabilidade econômica dos envolvidos no processo produtivo da piscicultura. O projeto foi instalado na comunidade rural de Pinheiro Preto, do município de Concórdia-SC. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, sendo conduzida de março a dezembro de 2018. Primeiramente, foi realizado o levantamento de dados in loco e diálogo com os envolvidos da cooperativa tanques-rede. A relevância de estudar a experiência do referido projeto ocorreu pelo fato de que a atividade aquícola é crescente no município, especialmente pelo pioneirismo do referido projeto. Da mesma forma, é crescente exigências o consumo de alimentos mais saudáveis, especialmente peixes. Tal iniciativa propiciou a geração de renda, gerou a inclusão de pescadores artesanais ribeirinhos e viabilizou economicamente os agricultores e outros envolvidos (cooperados) na atividade. O projeto mostrou ser uma forma inovadora de produção e, consequentemente, de desenvolvimento local, apesar dos problemas de gestão ocorridos no decorrer do processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.