ANÁLISE EVOLUTIVA DA PAISAGEM
ESTUDO DAS MODIFICAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DA ORLA DO SÃO RAIMUNDO, MANAUS – AMAZONAS
Visualizações: 27Palavras-chave:
Modificações antrópicas; fotointrepretação; análise temporalResumo
A percepção das transformações da cobertura e uso da terra envolvem, simultaneamente, uma ideia de desequilíbrio e de fragilidade e, ao mesmo tempo, o da necessidade de adoção de medidas relativas a preservação ambiental. O presente trabalho foi um Estudo de Caso, no qual objetivou-se fazer uma análise da paisagem atribuindo valorização as modificações antrópicas de uma porção da Orla do Bairro São Raimundo situado na Cidade de Manaus. Os metodos empregados foram baseados no processo de fotointerpretação e visitas de campo para reconhecimento da paisagem e da região e levantamento bibliográfico. Observou-se por meio da análise temporalo período de 2001 a 2016, a qual as mudanças ocorridas durante esse período foi em função das construções decorrentes do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM) e na revitalização da orla do São Raimundo, alterando a paisagem e a vida dos moradores ali presente, sendo necessário o uso de ferramentas como o Sistema de Informações Geográficas (SIG) que é implementado através de softwares entre outros componentes, como o Google Earth para a percepção visual, auxiliando nesse êxtase de ebulição urbana.
Referências
AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global. Esboço metodológico. R. RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 141- 152, 2004.
CHRISTOPHERSON. Robert W. Geossistemas: uma introdução à Geografia física. 7º ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
DANTAS, José Robinson Alcoforado. Manual de fotointerpretação, 2019.
FLORENZANO, T. G. Iniciação em sensoriamento remoto. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. 101 p.
FILHO, Manuel Rodrigues de Freitas; SILVA, Edson Vicente da. Análise evolutiva da paisagem como subsídio para elaboração do zoneamento ambiental do município de Guaramiranga-CE. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.6734.
GOES, BEATRIZ SILVA. Explorações semióticas do PROSAMIM: um estudo ecossistêmico da comunicação a partir da dinâmica da semiose no parque residencial Manaus e no parque rio negro. 2016. Dissertação de Mestrado em Ciências da comunicação, Universidade Federal do Amazonas.
IBGE - Censo 2010: Cidades/Manaus. Disponível em:< https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/manaus/panorama>. Acesso em: 27 Ago. 2018.
IBGE - Censo 2010: Indicadores de Bairros - Região Norte. Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/0000000488.xls. Acesso em: 27 Ago. 2018.
LESSA, R.E.; ALVES, N.S. Antropogeomorfologia urbana: análise de áreas de riscos no bairro São Raimundo na cidade de Manaus-AM. 2014. Disponível em:< http://www.sinageo.org.br/2014/trabalhos/9/9-186-1277.html>. Acesso em: 27 Ago. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.