Políticas de inclusão escolar na perspectiva dos setores de educação especial de três municípios capixabas

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Autores

  • Reginaldo Celio Sobrinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
  • Edson Alves Pantaleão Universidade Federal do Espirito Santo
  • Denise Meyrelles de Jesus Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1030

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Politicas educacionais, Educação Especial, Gestão educacional

Resumo

 Sistematiza reflexões sobre as políticas de inclusão escolar em três municípios capixabas – São Mateus, Vitória e Vila Velha – envolvidos em um estudo comparado internacional. Reúne discussões extraídas dos grupos focais realizados entre os meses de abril e junho de 2015, objetivando compreender como as equipes dos setores de educação especial pensam e realizam a política educacional, tendo em vista o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência nas escolas de ensino comum. Discutimos os dados a partir da literatura que versa sobre políticas e gestão educacional, associado a uma perspectiva histórico-sociológica que compreende que qualquer ação individual decorre de processos sociais em andamento. Observa-se a pertinência de uma administração compartilhada e a premência de os gestores públicos de Educação Especial investirem na instituição de espaços coletivos de formação que impulsionem reflexões sobre a escola e sua intencionalidade política, bem como sobre a sociedade e sobre o conhecimento.

Biografia do Autor

Reginaldo Celio Sobrinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

Professor Adjunto III, Departamento de Educação Politica e Sociedade, Programa de Pós-Graduação em Educação. Area de atuação: Politica e gestão educacional. Bolsista PNPD -CAPES - UFGD/MS

Edson Alves Pantaleão, Universidade Federal do Espirito Santo

Professor Adjunto III, Departamento de Educação Politica e Sociedade, Programa de Pós-Graduação em Educação. Area de atuação: Politica e gestão educacional. Bolsista PDJ/CNPq- UFRGS.

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espirito Santo

Professora Titular, Departamento de Educação Politica e Sociedade, Programa de Pós-Graduação em Educação. Area de atuação: Práticas pedagogicas inclusivas

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

Sobrinho, R. C., Pantaleão, E. A., & de Jesus, D. M. (2016). Políticas de inclusão escolar na perspectiva dos setores de educação especial de três municípios capixabas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 206–225. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1030