O retrato da escola segundo o olhar de jovens e adultos com deficiência intelectual matriculados na EJA regular

Visualizações: 865

Autores

  • Patricia Oliveira
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1033

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Deficiência Intelectual. Escola

Resumo

A crescente presença de jovens e adultos com deficiência na EJA tem se apresentado como um novo campo de estudos repleto de lacunas de conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi descrever como estes alunos retratam a escola e o seu processo de escolarização. Para a coleta de dados foi solicitado a três alunos com deficiência intelectual que fotografassem os espaços escolares. Posteriormente foi realizada uma entrevista individual na qual deveriam escolher 10 imagens, descrevê-las e apontar os motivos de sua escolha. As entrevistas foram registradas em áudio, transcritas e analisadas. A análise apontou para três categorias: Acolhimento, Relação Professor e Aluno, e Atendimento às Necessidades Educacionais. Os dados indicaram que os participantes se sentem acolhidos pela EJA e possuem boas perspectivas sobre sua escolarização, mas ainda há problemas na relação entre professor e aluno e no oferecimento de um atendimento que atenda às expectativas.

 

Biografia do Autor

Patricia Oliveira

Doutora e mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Especialista em Educação Especial pelo Centro Universitário Central Paulista - UNICEP. Docente dos cursos de Psicopedagogia e Neuropedagogia e Psicanálise do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) e do curso de Psicopedagogia do Centro Universitário Fundação Hermínio Ometto (UNIARARAS).

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. Professor adjunto, nível III, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

Oliveira, P., & Campos, J. A. de P. P. (2016). O retrato da escola segundo o olhar de jovens e adultos com deficiência intelectual matriculados na EJA regular. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 146–165. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1033