Inclusão escolar no nordeste: o que revelam os dados do censo escolar entre 2009 e 2013

Visualizações: 897

Autores

  • Vanessa Dias Bueno de Castro Universidade de São Paulo
  • Maria Júlia Canazza Dall'Acqua Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1036

Palavras-chave:

Educação Especial. Inclusão Escolar. Política Educacional. Censo Escolar. Matrículas.

Resumo

Este artigo é parte da dissertação intitulada “Inclusão Escolar no Período de 2009 a 2013 sob a Perspectiva das Matrículas no Censo Escolar no Brasil”, e tem como objetivos  analisar os efeitos da “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, de 2008, no quadro de matrículas de alunos público-alvo da educação especial da Região Nordeste por meio dos dados das Sinopses Estatísticas dos Censos Escolares entre 2009 e 2013 e a distribuição dessas matrículas entre as modalidades de ensino. De natureza descritiva, foram selecionados os dados da Região Nordeste referentes às matrículas de alunos público-alvo da educação especial, distribuídas entre Classes Comuns do Ensino Regular, Escolas Exclusivamente Especializadas e Classes Especiais do Ensino Regular, bem como entre áreas urbanas e áreas não-urbanas. Os resultados indicam que embora tenham ocorrido reduções nas matrículas na Educação Básica, as referentes aos alunos público-alvo da educação especial sofreram aumentos consecutivos. 

Biografia do Autor

Vanessa Dias Bueno de Castro, Universidade de São Paulo

Graduação em Ciências Sociais pela UNESP (2011), Mestra em Educação Escolar pela UNESP (2015), Doutoranda em Educação pela USP (Início em 2016).

Maria Júlia Canazza Dall'Acqua, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1987) e doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professora assistente doutora II aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

Dias Bueno de Castro, V., & Canazza Dall’Acqua, M. J. (2016). Inclusão escolar no nordeste: o que revelam os dados do censo escolar entre 2009 e 2013. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 251–274. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1036