Inclusão escolar no nordeste: o que revelam os dados do censo escolar entre 2009 e 2013
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https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1036Palavras-chave:
Educação Especial. Inclusão Escolar. Política Educacional. Censo Escolar. Matrículas.Resumo
Este artigo é parte da dissertação intitulada “Inclusão Escolar no Período de 2009 a 2013 sob a Perspectiva das Matrículas no Censo Escolar no Brasil”, e tem como objetivos analisar os efeitos da “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, de 2008, no quadro de matrículas de alunos público-alvo da educação especial da Região Nordeste por meio dos dados das Sinopses Estatísticas dos Censos Escolares entre 2009 e 2013 e a distribuição dessas matrículas entre as modalidades de ensino. De natureza descritiva, foram selecionados os dados da Região Nordeste referentes às matrículas de alunos público-alvo da educação especial, distribuídas entre Classes Comuns do Ensino Regular, Escolas Exclusivamente Especializadas e Classes Especiais do Ensino Regular, bem como entre áreas urbanas e áreas não-urbanas. Os resultados indicam que embora tenham ocorrido reduções nas matrículas na Educação Básica, as referentes aos alunos público-alvo da educação especial sofreram aumentos consecutivos.
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