Altas habilidades ou superdotação: levantamento dos artigos indexados no SciELO

Visualizações: 2987

Autores

  • Ketilin Mayra Pedro Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília
  • Clarissa Maria Marques Ogeda Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília
  • Lucas Almeida Prado de Moraes Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília
  • Miguel Claudio Moriel Chacon Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1039

Palavras-chave:

Educação Especial. Altas Habilidades ou Superdotação. Pesquisa Bibliográfica. SciELO.

Resumo

A Declaração de Salamanca e a Política Nacional de Educação Especial são considerados os grandes marcos mundial e nacional, respectivamente, na área da inclusão. Estes documentos descrevem os estudantes que são considerados público alvo da educação especial, sendo que aqueles que apresentam altas habilidades ou superdotação estão contemplados nesta população. Diante da necessidade de pesquisas na área que proporcionem a consolidação e a produção de novos conhecimento, se faz necessário analisar as produções já existentes. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica, na Scientific Eletronic Library Online, identificar as principais temáticas dos artigos, o ano, locais de publicação e principais autores. Encontramos 53 artigos científicos, sendo que “características”, “identificação”, “formação docente” e “esporte” foram as categorias temáticas com maior número de artigos. O ano de 2015 destacou-se com o maior número de produções, sendo que a Revista Brasileira de Educação Especial destaca-se como local de publicação. 

Biografia do Autor

Ketilin Mayra Pedro, Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília


Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Pesquisas científicas na área da Educação Especial , Informática Educativa, Enriquecimento de alunos precoces e comportamento de superdotação. Pedagoga do Programa de Atenção aos Alunos Precoces com Comportamento de Superdotação (PAPCS) - UNESP/Marília. Membro do Grupo de Pesquisa "Educação e Saúde de Grupos Especiais" (Unesp/Marília e Famema). Membro da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha. 

Clarissa Maria Marques Ogeda, Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília

Possui formação Técnica em Nutrição e Dietética pela instituição Senac São Paulo (2013) . Atualmente é graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Marília. Atua como educadora nutricional do Programa de Atenção ao estudante Precoce com Comportamento de Superdotação (PAPCS) - UNESP/Marília. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação e Saúde de Grupos Especiais (Unesp/Marília e Famema). Bolsista de Iniciação Científica da Pró Reitoria de Pesquisa- PROPe

Lucas Almeida Prado de Moraes, Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília

Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Assis. Graduando em Pedagogia e Mestrando do Programa de Pós-Gradução em Educação, ambos da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, Campus de Marília.Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Educação. Participa do Programa de Atenção a alunos Precoces com Comportamento de Superdotação (PAPCS). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Saúde de Grupos Especiais. Sócio do Conselho Brasileiro de Superdotação - ConBraSD

Miguel Claudio Moriel Chacon, Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (1983), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista (2001) e doutorado em Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2000). Atualmente é professor assistente doutor - rdidp da Universidade Estadual Paulista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, altas habilidades, superdotação, identificação e família.

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

Pedro, K. M., Ogeda, C. M. M., Almeida Prado de Moraes, L., & Moriel Chacon, M. C. (2016). Altas habilidades ou superdotação: levantamento dos artigos indexados no SciELO. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 275–295. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1039