Altas habilidades ou superdotação: levantamento dos artigos indexados no SciELO
Visualizações: 2987DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1039Palavras-chave:
Educação Especial. Altas Habilidades ou Superdotação. Pesquisa Bibliográfica. SciELO.Resumo
A Declaração de Salamanca e a Política Nacional de Educação Especial são considerados os grandes marcos mundial e nacional, respectivamente, na área da inclusão. Estes documentos descrevem os estudantes que são considerados público alvo da educação especial, sendo que aqueles que apresentam altas habilidades ou superdotação estão contemplados nesta população. Diante da necessidade de pesquisas na área que proporcionem a consolidação e a produção de novos conhecimento, se faz necessário analisar as produções já existentes. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica, na Scientific Eletronic Library Online, identificar as principais temáticas dos artigos, o ano, locais de publicação e principais autores. Encontramos 53 artigos científicos, sendo que “características”, “identificação”, “formação docente” e “esporte” foram as categorias temáticas com maior número de artigos. O ano de 2015 destacou-se com o maior número de produções, sendo que a Revista Brasileira de Educação Especial destaca-se como local de publicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.