O marca-passo das emoções no ritmo de crianças portuguesas com necessidades educativas especiais (estudo de caso)

Visualizações: 691

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Universidad de Alcalá/Espanha

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1147

Palavras-chave:

emoções, inteligência emocional, perturbação de hiperactividade com défice de atenção, necessidades educativas especiais, educação básica.

Resumo

Estudo de caso (metodologia qualitativa) realizado em 2013sobre inteligência emocional em alunos portugueses, frequentando 1.º ciclo educação básica, com idades de 6-7 anos de 2 escolas urbanas:2 crianças (M=microcefalia, A=autismo atípico); 2 crianças (N= criança normal, H= perturbação de hiperatividade com défice de atenção). Os objetivos pretenderam:Demonstrar a importância das emoções na aprendizagem; identificar e lidar com as emoções em situações; propor estratégias para cada criança, aquando dos resultados obtidos com aplicação do teste projetivo e utilizaçãomaterial didático. Metodologia: atividades com “Uma caixa cheia de emoções’; prova projetiva “Era uma vez…” Teresa Fagulha; ficha de anamnese aos pais; análise documental aos processos; observação participante; notas de campo e triangulação. Os resultados permitiram estabelecer estratégias para diminuir os fatores de distratibilidade, facilitar a atenção com material visualmente atrativo e manuseável e fornecer instruções acompanhadas de observação. Houve dificuldades nos sujeitos em identificar a ‘ira’ e ‘raiva’.

 

Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Universidad de Alcalá/Espanha

É Doutor e Mestre em Ciências da Educação, licenciado em Filosofia (Univ. Católica Portuguesa) e em Pedagogia/Ciências da Educação (Univ. de Salamanca/Univ. de Lisboa). Docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco/Escola Superior de Educação (1988--), onde tem ocupado vários cargos diretivos e de coordenação de cursos. Membro fundador da SPCE (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação), Presidente da Associação HiscultEDUCA, membro Sociedad Española de Pedagogia, do Institut Estuds Catalans e da Associação Histeduc, etc. Consultor de Agrupamentos de Escola e investigador do CeiED – Universidade Lusófona de Lisboa.

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

Martins, E. C. (2016). O marca-passo das emoções no ritmo de crianças portuguesas com necessidades educativas especiais (estudo de caso). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 23–47. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1147