Políticas públicas e educação infantil: perspectivas e desafios no norte do Tocantins
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https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1148Palavras-chave:
Políticas Públicas. Educação Infantil. Educação no Campo.Resumo
O presente texto tem por objetivo tecer algumas reflexões a respeito das políticas públicas educacionais e sua relação com a Educação Infantil para o meio rural. Para tanto, toma-se como pano de fundo os dados coletados preliminarmente na região conhecida como Bico do Papagaio, localizada no Norte do Estado do Tocantins durante a execução de um projeto de pesquisa, desenvolvido no período de 2011 a 2014. Trata-se de uma problematização inicial a respeito da realidade tocantinense com base em autores que discutem numa perspectiva crítica a implementação das políticas públicas educacionais na América Latina. Os estudos têm revelado que há avanços no sentido de garantir o direito educacional a todas as crianças de 0 a 5 anos, no entanto o cotidiano escolar demonstra que muito ainda precisa ser feito para se concretizar a qualidade educacional que prime pela superação das desigualdades em seus mais diversos aspectos.
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