Políticas públicas e educação infantil: perspectivas e desafios no norte do Tocantins
Visualizações: 688DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1148Palavras-chave:
Políticas Públicas. Educação Infantil. Educação no Campo.Resumo
O presente texto tem por objetivo tecer algumas reflexões a respeito das políticas públicas educacionais e sua relação com a Educação Infantil para o meio rural. Para tanto, toma-se como pano de fundo os dados coletados preliminarmente na região conhecida como Bico do Papagaio, localizada no Norte do Estado do Tocantins durante a execução de um projeto de pesquisa, desenvolvido no período de 2011 a 2014. Trata-se de uma problematização inicial a respeito da realidade tocantinense com base em autores que discutem numa perspectiva crítica a implementação das políticas públicas educacionais na América Latina. Os estudos têm revelado que há avanços no sentido de garantir o direito educacional a todas as crianças de 0 a 5 anos, no entanto o cotidiano escolar demonstra que muito ainda precisa ser feito para se concretizar a qualidade educacional que prime pela superação das desigualdades em seus mais diversos aspectos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.