A formação do nutricionista sob a perspectiva do currículo em saúde

Autores

  • Ingrith Raphaelle Rodrigues Calças Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Kátia Gianlupi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Lourdes Missio UEMS
  • Márcia Regina Martins Alvarenga UEMS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1150

Palavras-chave:

Currículo. Nutricionista. Ensino. Saúde.

Resumo

Objetivou-se abordar a constituição histórica dos cursos de nutrição e descrever como as bases legais influíram nas mudanças no âmbito do ensino, à luz da temática do currículo. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória utilizando o Projeto Político Pedagógico de um curso de nutrição, documentos oficiais e artigos científicos. Apreende-se que o processo de formação dos nutricionistas foi conduzido por mudanças legais moldando um perfil condizente às necessidades sociais e que contemplasse as habilidades pertinentes para sua atuação. As transformações do currículo de nutrição, permitiram seu aprimoramento de forma a implementar o perfil profissional com ênfase no atendimento integral à populaçãoe também à atuação em outras áreas, entre as quais a docência, local em que o mesmo também pode ser inserido, em consonância com o postulado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a área.      


 

Biografia do Autor

Ingrith Raphaelle Rodrigues Calças, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Enfermeira, mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Kátia Gianlupi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Nutricionista , mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Lourdes Missio, UEMS

Doutora em Educação, Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), colaboradora do Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e DocentePermanente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Márcia Regina Martins Alvarenga, UEMS

Doutora em Enfermagem, Professora adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), docente Permanente do Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

01/06/2016

Como Citar

Calças, I. R. R., Gianlupi, K., Missio, L., & Alvarenga, M. R. M. (2016). A formação do nutricionista sob a perspectiva do currículo em saúde. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 361–375. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1150

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)