Educação a distância na pós-graduação lato sensu na área da saúde: uma revisão integrativa

Visualizações: 888

Autores

  • Gabriela Eyng Possolli Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba - PR
  • Débora Maria Vargas Makuch Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
  • Eliane Rozados Fernandes Costa Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
  • Salete Terezinha Arcanjo Faculdades Pequeno Príncipe (FPP).

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.436

Palavras-chave:

educação a distância (EAD). pós-graduação lato sensu. instituições de educação superior (IES). tecnologias de informação e comunicação (TICs).

Resumo

A evolução das tecnologias de informação e comunicação possibilitou o desenvolvimento da Educação a Distância (EAD) em instituições de Educação Superior ampliando o acesso à formação na pós-graduação. Para estabelecer as relações entre EAD e a formação dos profissionais da saúde no Brasil e no mundo, optou-se pela revisão integrativa objetivando compreender sobre o que versam as publicações entre 2009 e 2014 relacionadas à EAD na pós-graduação, em português, inglês e espanhol. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão e mapeando-se os artigos disponíveis resultou um grupo relevante de artigos analisados em três categorias: 1- EAD na área da saúde na pós-graduação; 2- Processo de implantação e desenvolvimento de cursos de pós-graduação lato sensu na área da saúde a distância; 3- Desafios e Potencialidades da pós-graduação a distância na área da saúde. Como resultado, além da análise das categorias, conclui-se que artigos relevantes foram publicados e demonstraram a consolidação da EAD como modalidade pertinente e de qualidade na formação de profissionais da saúde na pós-graduação.

 

 

Biografia do Autor

Gabriela Eyng Possolli, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba - PR

Doutora em Educação (UFPR); Mestre em tecnologia (UTFPR); Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Análise de Sistema (PUCPR). Coordenadora de educação a distância da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

Débora Maria Vargas Makuch, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

Mestranda em Ensino nas ciências da saúde (FPP); Graduada em Enfermagem e Obstetrícia (UFPR); Professora dos cursos de graduação da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP).

Eliane Rozados Fernandes Costa, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

Mestranda em Ensino nas ciências da saúde (FPP); Licenciada em Pedagogia (FALEC); coordenadora de pós-graduação da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP).

Salete Terezinha Arcanjo, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP).

Bacharel em Biblioteconomia (UEL); pós-graduada em gestão empresarial (FACESI); coordenadora da biblioteca da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP).

Downloads

Publicado

02-06-2015

Como Citar

Eyng Possolli, G., Vargas Makuch, D. M., Rozados Fernandes Costa, E., & Arcanjo, S. T. (2015). Educação a distância na pós-graduação lato sensu na área da saúde: uma revisão integrativa. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(16), 27–45. https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.436