Estágio supervisionado na formação de professores de história: relação teoria e prática

Visualizações: 1197

Autores

  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.437

Palavras-chave:

Formação de professores. Estágio Supervisionado. Ensino de História, Teoria e Prática. Futuros professores.

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em analisar a relação teoria e prática no estágio supervisionado, por meio dos relatos dos futuros professores, alunos do sexto período do curso de História na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal. Foram levantados os seguintes questionamentos: como esses sujeitos avaliam a relação teoria e prática por meio do estágio supervisionado? o que dizem sobre a experiência da primeira regência no decorrer do estágio? Utilizamos, para a análise, os artigos produzidos pelos 13 estudantes que concluíram a disciplina Estágio Supervisionado II, no segundo semestre de 2011. Os resultados deste artigo revelaram a importância da graduação em suas vidas e a potencialidade do Estágio Supervisionado na aproximação entre teoria e prática e, assim, as contribuições na formação dos futuros professores.

 

 

Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professor no curso de História da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU. Atua no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa "Saberes e Práticas Educativas".

Downloads

Publicado

02-06-2015

Como Citar

Silva Júnior, A. F. (2015). Estágio supervisionado na formação de professores de história: relação teoria e prática. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(16), 103–117. https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.437