História do galo (1950), de Leonardo Arroyo, e um modelo de formação de leitor

Visualizações: 773

Autores

  • Vivianny Bessão de Assis Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Marília-SP.

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.438

Palavras-chave:

Literatura infantil. Leonardo Arroyo. História da Educação.

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história, teoria e crítica específicas da literatura infantil e compreender o lugar ocupado por Leonardo Arroyo (1918-1985) na constituição de um discurso sobre a literatura infantil brasileira, focalizam-se aspectos de sua produção escrita relacionada à produção de literatura infantil, publicada em 1950, no Brasil. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, vem-se elaborando instrumento de pesquisa contendo as referências de textos de e sobre Arroyo. Do conjunto dessas referências, destaca-se o livro História do Galo (1950), no qual é possível compreender aspectos da produção literária publicada nesse período e destinada à leitura de crianças na escola. Esse tipo de produção literária contribuiu com a disseminação de uma concepção de literatura infantil recorrente até a década de 1970, no Brasil.

 

 

Biografia do Autor

Vivianny Bessão de Assis, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Marília-SP.

Graduada em Pedagogia (2005), Mestre em Letras (2009), Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília-SP. É integrante, desde 2012, do Grupo de Pesquisa: “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” (GPHELLB). É autora de diferentes artigos publicados em periódicos nacionais, atua nas áreas de História da Educação; História da Literatura infantil e juvenil; Poesia; Alfabetização e Letramento.

Downloads

Publicado

02-06-2015

Como Citar

Assis, V. B. de. (2015). História do galo (1950), de Leonardo Arroyo, e um modelo de formação de leitor. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(16), 154–169. https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.438