Histórias e dilemas morais com crianças: instrumento para pesquisadores e educadores

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Autores

  • Rosana Akemi Kawashima
  • Raul Aragão Martins
  • Patrícia Unger Raphael Bataglia

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.439

Palavras-chave:

Histórias. Psicologia do Desenvolvimento. Educação Infantil.

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir o uso de histórias-estímulo e dilemas morais como instrumentos de coleta de dados sobre o tema do desenvolvimento do juízo moral. Em estudos com o enfoque teórico da Psicologia do Desenvolvimento Moral, apoiado nos estudos de Jean Piaget e de Lawrence Kolhberg, as histórias-estímulo têm sido o instrumento mais utilizado com crianças pequenas e os dilemas morais têm sido mais empregados com adolescentes e adultos.  Diante disso, discute-se o histórico do método clínico criado por Jean Piaget (no intuito de apreender o curso do pensamento da criança), o debate de dilemas morais proposto por Lawrence Kohlberg, a construção de histórias-estímulo e a estrutura interna dos dilemas morais, assim como parâmetros para educadores utilizarem histórias e dilemas morais no intuito de aprimorar as discussões morais existentes no ambiente escolar.

 

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Publicado

02-06-2015

Como Citar

Kawashima, R. A., Martins, R. A., & Bataglia, P. U. R. (2015). Histórias e dilemas morais com crianças: instrumento para pesquisadores e educadores. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(16), 211–230. https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.439